segunda-feira, 5 de maio de 2008

Descoberto esquema de clonagem de cartões em caixa eletrônico de Copacabana

Graças ao pesquisador italiano Paolo Spada, de 32 anos, foi descoberto ontem , num caixa eletrônico da agência do HSBC em Copacabana, um dispositivo para clonagem de números e senhas de cartões, como mostra matéria publicada nesta segunda no jornal O Globo. A peça estava fixada na entrada do local onde são inseridos os cartões. Spada disse que desconfiou de uma possível clonagem quando, ao colocar o cartão pela segunda vez na máquina, durante uma operação de saque, percebeu que o dispositivo não estava bem fixado.

- Este tipo de maquininha para dar golpes é muito comum há pelo menos cinco anos em meu país. Ao colocar o cartão, a máquina grava o número e a senha sem que o cliente perceba. Na época de compras, como o Natal, temos avisos alertando a população para prestar atenção na entrada dos cartões nos caixas eletrônicos na Itália - afirmou o pesquisador, acrescentando que nunca sofreu este tipo de golpe em seu país.

Com a ajuda da noiva, ele procurou auxílio de um agente da Guarda Municipal, que o encaminhou até a 12ªDP (Copacabana), onde registrou queixa. Uma equipe da polícia foi até a agência para fazer a perícia do caixa eletrônico e da máquina. A clonagem de cartões bancários tem sido relativamente freqüente, fato que tem levado alguns bancos a criar mecanismos de segurança para uso dos cartões eletrônicos.

Do O Globo

Nenhum comentário: