terça-feira, 6 de maio de 2008

Memória: Il Grande Torino

Jogadores na foto: Bacigalupo, Castigliano, Ballarin, Rigamonti, Loik, Menti, Ossola, Martelli, Gabeto, Moroso e Mazzola.

Hoje, dia 6 de maio de 2006, faz 59 anos que a equipe de jogadores do Torino foi sepultada debaixo de uma grande comoção em toda a Itália e no mundo.

Voltando na história...

A história do Torino inicia-se após uma combinação de equipes surgidas ainda no século XIX. Em 1891, foi criada a Internazionale Torino. Três temporadas depois, foi fundado o FC Torinese. As duas agremiações disputavam o Campeonato Italiano com certo destaque, mesmo sem conquistar o título. Em 1900, as agremiações se fundiram, mantendo o nome FC Torinese. Em 1906, o clube juntou-se a um grupo de dissidentes da Juventus, até então a maior equipe da cidade, e daí nasceu o Foot Ball Club Torino, que existe até hoje.

O Torino venceu alguns campeonatos italianos mas o primeiro passo para sua grande fase veio em 1935/36, quando o time conseguiu seu primeiro título na história: a Copa da Itália. No ano seguinte, o Torino mudou seu nome para Football Club ad Associazone Calcio por pressão do governo fascista.Foi no início dos anos 1940, porém, que o clube viveu seu auge. Na temporada 1942/43, depois de 15 anos, conseguiu mais uma vez o título do Campeonato Italiano, com a equipe comandada pelo talentoso Valentino Mazzola.Seria o primeiro de outras quatro conquistas. Isso porque a competição ficou paralisada por dois anos (1943/44 e 1944/45) devido à Segunda Guerra Mundial. Depois disso, o Torino venceu os Italianos de 1945/46 a 1948/49.

Elenco Torino 1948/1949

Elenco do Torino campeão da temporada 1948/1949, entre parênteses o número de jogos de cada jogador: Bacigalupo (32), Gandolfi (2), Vandone (4); Ballarin I (32), Maroso (18), Operto (11), Tomà (2), Mari (4), Motto (4); Castigliano (21), Rigamonti (31), Martelli (28), Grezar (21), Fadini (10), Biglino (2), Lussu (4), Ferrari (3), Macchi (3), Bersia (1); Menti II (29), Loik (28), Gabetto (34), Mazzola V.(30), Ossola (25), Bongiorni (8), Giuliano (8),Schubert (5), Balbiano (2), Grava (1), Francone (4), Gianmarinaro (4), Marchetto (4), Audisio (3). Técnico: Leslie Lievesley; sendo que nas últimas 4 partidas o técnico foi Roberto Copernico.

A grande época, porém, foi interrompida por uma das maiores tragédias do esporte mundial. Em 4 de maio de 1949, o Torino voltava para a Itália depois de uma partida amistosa em Lisboa, contra o Benfica. Perto de Turim, devido ao mau tempo e a um problema mecânico, o avião, modelo G212 que carregava os jogadores, comissão técnica e alguns jornalistas que acompanharam o confronto chocou-se com a Basílica da cidade de Superga. O acidente destruiu parte da construção e matou todos os tripulantes.A tragédia causou comoção geral na Itália. Do elenco do Torino só se salvaram três jogadores, que, por motivos variados, não viajaram com a equipe. Depois do desastre, o Torino foi obrigado a disputar o restante do Campeonato Italiano com uma equipe de juvenis, simplesmente porque não tinha atletas para compor o time principal. Mesmo assim, conquistou o amargo título nacional de 1948/49.

Por Leila Ossola (parte de arquivo pessoal, com base em pesquisas)

2 comentários:

Anônimo disse...

O Torino foi el melhor time do mundo!!! Alé Toro!!!

Anônimo disse...

a vida tem circunstancias inexplicaveis seria fatalidade ou destino mais todos honrados jogadores escreveram uma linda e exemplar historia de vitorias que jamais sera esquecida pelos patriotas italianos levaram alegria,amor,e deixaram saudade aõs seus fãs . Que Deus permita ao homem Que jamais aja guerra ,pois outro torino dos anos40 certamente naõ voltara . ASS:BDM,BRASIL.