sexta-feira, 2 de maio de 2008

Yahoo! e Microsoft mantêm suspense e crescem rumores sobre aumento da oferta

Quase uma semana depois do fim do prazo dado pela Microsoft à Yahoo! para aceitar sua proposta de compra, não há reações e o suspense permanece, mas crescem os rumores de que o gigante do software poderia melhorar sua oferta. A Microsoft poderia estar disposta a pagar até US$ 33 por ação, afirma hoje a imprensa americana, mas acrescenta que mesmo esta quantia seria insuficiente e que os principais acionistas do portal pretendem chegar a um valor entre US$ 35 e US$ 37 por papel. A Microsoft ofereceu no dia 31 de janeiro US$ 44,6 bilhões ou (US$ 31), mas prometeu pagar parte com suas próprias ações e estas caíram desde então, o que reduz a quantia para em torno de US$ 29 por ação. As ações da Microsoft subiram hoje na Bolsa de Wall Street 3,09%, sendo vendidas a US$ 29,40, enquanto as do Yahoo! caiam 2,30%, fechando o dia cotadas a US$ 26,81.

O jornal "The Wall Street Journal" publicou que a diretoria da Microsoft deu carta branca a seu executivo-chefe, Steve Ballmer, para lançar uma Operação Pública de Aquisição (OPA) hostil ou abandonar a luta. O diário, que citou fontes ligadas às negociações, afirmou que os diretores da companhia fundada por Bill Gates não foram capazes de chegar a um acordo até o momento e acrescenta que o preço é o principal problema para os acionistas do Yahoo!.Se a Microsoft se envolver em uma OPA hostil poderia ser uma batalha longa e complicada que requereria adquirir recursos que poderiam ser empregados em outras áreas de negócio, uma opção que não recebe o apoio de todos os membros da direção da empresa. No entanto, cada dólar adicional que a Microsoft oferecer por cada título do Yahoo! encareceria o custo total da operação em US$ 1,3 bilhão.

O gigante do software pode optar também por abandonar a luta, o que, segundo os analistas, provocaria uma redução dos títulos do Yahoo!. A Microsoft poderia então esperar e voltar a lançar uma oferta no futuro a um preço ainda mais baixo.Uma alternativa para a empresa do software seria tentar substituir os atuais membros da direção do portal da internet por uma equipe mais propícia à aliança, operação que em inglês é conhecida como "Proxi Battle".No que todos os analistas concordam é que a Microsoft precisa comprar o Yahoo! - ou outra companhia importante do setor - para melhorar seu negócio na Internet, uma área cuja importância não soube valorizar a tempo e na qual chegou tarde.Apesar dos bilhões gastos, a divisão de atividades na Internet da Microsoft perdeu US$ 745 milhões nos primeiros nove meses de seu atual ano fiscal.A Google, líder na área de buscas e publicidade online, faturou US$ 1,3 bilhão só nos três primeiros meses de 2008.
Da EFE

Nenhum comentário: