segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ciganos tomam ruas de Roma para protestar contra xenofobia


Uma manifestação de centenas de ciganos percorreu ontem as ruas de Roma para protestar contra a xenofobia, ato que também contou com a participação de representantes de associações e ONGs. A manifestação, que partiu da praça do Coliseu, foi organizada pelas associações "Them Romano", "EveryOne" e comitês dos acampamentos de ciganos da capital italiana. Muitos manifestantes levavam na lapela ou no peito um triângulo negro com um "Z" (zingari, ciganos em italiano), enquanto outros carregavam cartazes com a frase: "eu estou com os ciganos".

O presidente da associação pró-Direitos Humanos, Roberto Malini, destacou que a manifestação "é uma importante página da história, pois após as perseguições do povo cigano estas pessoas encontraram a coragem de vir aqui protestar". Os italianos "não são racistas, mas neste país há uma desinformação absurda", afirmou o presidente do "Them Romano", o professor universitário Alexian Santino Spinelli. A este respeito, disse que "querem que os acampamentos de nômades, que são uma forma de segregação racial, sejam tidos como uma expressão cultural, como se os ciganos quisessem viver desta forma".

Spinelli disse que a manifestação servia também para "acalmar os ânimos, pois hoje há uma violência midiática e social contra os ciganos, que deve ser interrompida antes que ocorra algo grave". Há menos de um mês que ocorreram em Nápoles (sudoeste italiano) diversos ataques contra acampamentos de ciganos, que acabaram com a queima de cinco deles e a fuga de seus habitantes. A manifestação foi convocada depois que o Ministro do Interior, Roberto Maroni, anunciou em maio passado que seria feito um censo dos acampamentos de ciganos e seriam aprovadas ordens para dar aos perfeitos de Milão, Roma e Nápoles poderes especiais para enfrentar o que chamou de "emergência cigana".

Com informações da EFE

Nenhum comentário: