domingo, 8 de junho de 2008

Lixo de Nápoles também vem do norte do país, diz ministro


ROMA - O ministro italiano para as Reformas, Umberto Bossi, que é também secretário da Liga Norte, admitiu que parte do lixo que chegou a Nápoles e à região próxima veio do norte do país.

"Foi feita uma análise por uma comissão, na qual percebeu-se que uma parte do lixo veio também do norte. Sobre isso ninguém pode dizer sim ou não. A comissão estabeleceu isso após um ano de investigações, logo existe algo de verdadeiro", disse Bossi.

A Liga Norte irritou-se com o presidente Giorgio Napolitano, que há três dias disse que a Camorra, a máfia napolitana, é responsável por muitos tráficos, inclusive de lixo tóxico, "que em grande parte provém do norte, que a opinião pública das regiões do norte seja consciente disso".

"O problema existe, não podemos minimizá-lo e os que trabalham para resolvê-lo devem ser ajudados. É necessária uma grande responsabilidade por parte de todos", disse Clemente Mastella, líder do partido UDEUR (sem representação no Parlamento), comentando a crise do lixo na região da Campânia.

"Esses moralistas (do norte, ndr) sabem bem que suas regiões não estão isentas de responsabilidade, mas ainda assim alguns empresários não duvidaram em usar a Camorra para limpar sua sujeira, descarregando-a na Campânia", concluiu Mastella.

O jornal Il Mattino, de Nápoles, publicou a lista de empresas do norte da Itália investigadas pela prefeitura com a acusação de ter descarregado lixo tóxico ou especial em Pianura, próximo a Nápoles.

Da ANSA

Nenhum comentário: