sexta-feira, 6 de junho de 2008

Máfias da prostituição atacam campeonato europeu

O Parlamento Europeu lançou um alerta – as máfias da prostituição estão preparadas para trazer até a Suiça e Áustria jovens mulheres para serem exploradas durante o Campeonato da Europa de Futebol. O campeonato começa amanhã e os sinais já são evidentes.

As organizações não governamentais chamaram a atenção da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Gêneros. Há um conjunto de fatores que indicia a chegada de mulheres às cidades onde se disputam os jogos do mundial. São trazidas pelas máfias e obrigadas a prostituir-se.

O alerta da comissão não se dirige exclusivamente aos países que acolhem o “Europeu”, mas a todos os estados-membros. Uma campanha chamada “cartão vermelho à prostituição forçada”.

Em 2006, durante o Campeonato do Mundo da Alemanha, tudo se passou da mesma maneira. Foram abertos novos bordéis para acolher uma clientela, indiferente ao drama que se abate sobre essas moças.

As redes de prostituição infantil também foram denunciadas na altura. As vítimas vêm de todo o mundo, América Latina, África, Ásia e, naturalmente, da Europa. Esta comissão do Parlamento exorta os estados-membros a reforçarem a cooperação transfronteiriça, tanto mais que grande parte deste movimento de mulheres é ilegal.

Da Euronews

Nenhum comentário: