NÁPOLES, 16 JUN - Os juízes da Corte de Apelações de Nápoles começaram hoje a deliberar no processo contra a família mais poderosa da Camorra (a máfia napolitana), o clã dos Casalesi, e o veredicto é esperado para quarta ou quinta-feira próximas.O tribunal de Santa Maria Capua Vetere (próximo a Nápoles) determinou 95 condenações a prisão -- que, juntas, somavam mais de 700 anos -- 21 delas a prisão perpétua.
O processo, chamado "Spartacus", envolve cerca de 500 pessoas, entre as quais cerca de vinte mafiosos arrependidos cujas declarações foram fundamentais para as investigações.
Durante uma breve audiência, antes que os juízes se retirassem para deliberar, os advogados de defesa pediram, e foram atendidos, para que os poucos acusados presentes na sala não fossem filmados ou fotografados.
O suposto "capo" do clã dos Casalesi, Franceso "Sandokan" Schiavone, interviu brevemente em vídeo-conferência desde sua prisão, enfatizando que não queria ser mostrado como "uma fera em uma jaula".
A crueldade dos Casalesi e a pujança econômica e militar do clã foram descritos em "Gomorra", de Roberto Saviano, que vive com escolta policial desde o lançamento do livro, em 2006, e após haver recebido ameaças de morte.
Imagem: Comune di Napoli
ANSA













Nenhum comentário:
Postar um comentário