quarta-feira, 4 de junho de 2008

Veneza: protesto contra acampamento cigano


VENEZA - Pelo segundo dia consecutivo alguns manifestantes da Lega Nord, juntamente com pessoas residentes na zona, estão ocupando uma área de Mestre, na Rua Vallenari, onde a prefeitura pretende implantar um acampamento para uma comunidade de ciganos há anos residentes na cidade. Ontem, algumas dezenas de pessoas haviam ocupado a área às primeiras horas da manhã, para protestar contra a decisão da prefeitura. Um protesto pacífico, mas firme, que não cessou nem mesmo diante da presença dos carabinieri e da polícia.

"A prefeitura trai os cidadãos", dizia os leghistas chefiados por Alberto Mazzonetto, "e os 2,8 milhões de euros necessários para a construção do acampamento cigano deveriam ser empregados para garantir casas aos cidadãos venezianos que esperam há anos".

O prefeito Massimo Cacciari imediatamente replicou: "A comunidade de ciganos é formada por gente que mora aqui há anos, trabalha e mantém seus filhos na escola. São venezianos e têm direito a uma casa para resolver uma situação de pobreza indecente. O projeto do acampamento é de 1997, foi aprovado em todas as instâncias e seguirá adiante. E quem protestar, ver-se-á com as forças da ordem".

Il Giorno/La Stampa

Nenhum comentário: