quarta-feira, 25 de junho de 2008

XIX Bauernfest - A Festa dos Colonos Alemães em Petrópolis

O dia 29 de junho é data em que se comemora a chegada dos primeiros colonos alemães em Petrópolis (ano de 1845). É nesta cidade serrana que acontece a Bauernfest, festa que é realizada todos os anos, no final do mês de junho, pela Associação dos Grupos Folclóricos Alemãs de Petrópolis juntamente com a Prefeitura de Petrópolis, ocasião em que a cidade se transforma em um Burgo alemão com barracas de comidas típicas, artesanatos e muita dança folclórica.

O principal palco da BAUERNFEST é o Palácio de Cristal. Inaugurado em 1884, foi um presente do Conde d’Eu à princesa Isabel, e está preparado para receber os bailes de características folclóricas com bandas típicas e concursos – como o de chapéu mais enfeitado, o casal mais animado e serão ali as eliminatórias do concurso de tomadores de chope em metro. Encontraremos também um palco montado especialmente para a apresentação dos Grupos Folclóricos de nossa cidade e de cidades convidadas. Diversos grupos folclóricos se apresentam durante as festividades, dentre estes, destacamos o KOBLENZ VOLKSTANZGRUPPE , fundado em 23 de agosto de 1998, com a categoria adulto, com o objetivo de divulgar a cultura alemã de Petrópolis através da Dança Folclórica. Vem representar a cidade de Koblenz na Alemanha, onde é conhecida como a “Deutsches Eck” (Esquina da Alemanha), por estar situada na confluência dos rios Rhein (Reno) e Mosel (Mosela). Fica no estado Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado), de onde vieram a maioria dos colonos alemães que se estabeleceram em Petrópolis.

Os rios Reno e Mosela que encontram-se em Koblenz são considerados as duas mais importantes rotas do vinho. O rio Mosela é um dos mais longos afluentes do Reno, sendo os dois rios navegáveis. As encostas dos rios de solo arenoso e seco e onde, antigamente existia carvão mineral, são ideais para o plantio da uva Riesling que deu origem ao vinho de mesmo nome, um vinho branco e muito suave, que tornou a região conhecida no mundo todo. Setembro e outubro são meses especiais, constituindo a temporada dos festivais em praças públicas, nas tavernas, bares e restaurantes. Koblenz, então, cheira a vinho, promove danças típicas nas praças e prepara os mais apetitosos pratos de sua culináriaa para acompanhar as festas ao ar livre.

O Major Júlio Frederico Koeler, querendo fazer com que os colonos alemães se sentissem em casa, idealizou Petrópolis aproveitando a semelhança dos rios Piabanha e Quitandinha com a confluência dos rios Reno e Mosela em Koblenz, distribuindo à sua volta os bairros com nomes das cidades alemãs. Na confluência dos rios Quitandinha e Piabanha está uma das praças mais importantes de nossa cidade, a “Praça Koblenz”, onde encontra-se o Palácio de Cristal. O Palácio de Cristal foi um presente do Conde D´Eu à Princesa Isabel, chegou ao Brasil em 1879 e destinava-se à Sede da Associação Hortícula e Agrícola de Petrópolis, com o fim de abrigar exposições de produtos da região. Foi palco de vários bailes, a começar por aquele que marcou sua inauguração em 2 de fevereiro de 1884. O mais célebre acontecimento ocorrido ali foi em 1º de abril de 1888, quando 103 escravos de Petrópolis receberam das mãos da Princesa Isabel, seus títulos de liberdade. Hoje é utilizado para exposições e concertos, tendo sido tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967.

Traje: traje militar francês de gala da região da Alsácia na França, pois o estado onde fica a cidade de Koblenz, durante a Guerra Napoleônica sofreu influências germânicas e francesas. È também uma homenagem ao Palácio de Cristal, que é uma obra francesa.
Grito de Guerra: Immer, Höher, Stärker!!!” ( Tradução: Sempre o mais alto e o mais forte! )
Brasão: brasão da cidade de Koblenz, a cruz vermelha significa a ligação do povo com o cristianismo e a coroa representa Santa Maria, patrona da cidade.
Abaixo, algumas fotos da apresentação do grupo no dia 7 de junho no Sesc de Nogueira por ocasião da Festa Alemã organizada lá.









Contatos do Grupo:
Karin Bell (24) 2231-1878/ 9257-3537 / 2221-6927
Eugênia Bomfim (telefones: (24) 8814-0456 / 2237-1602
e-mail: kbell@compuland.com.br/ yobomfim@hotmail.com.br /


Programação da 18ª Bauernfest

Fundação de Cultura e Turismo Petrópolis

Por Leila Ossola, Redação do AI

Um comentário:

Ivana Bittencourt Figueiredo disse...

Boa noite!

Só para atualização nossos contatos mudaram e agora possuímos também uma pagina no Facebook http://www.facebook.com/pages/Koblenz-Volkstanzgruppe/223314211035096

Karin Bell (24) 2231-1878/ 9257-3537 Email para contato: kabellpujol@gmail.com

Desde já agradeço muito pela divulgação, ótimo blog.

Ivana Bittencourt (integrante do Koblenz)