domingo, 27 de julho de 2008

Exposição traz 200 relógios que marcaram época


O relógio de bolso suíço, em caixa de ouro com um retrato em miniatura do Rei Dom Pedro V, é um dos destaques (Foto: Divulgação)
Uma exposição que entrará em cartaz nesta terça-feira (29) no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, promete levar os visitantes a uma viagem no tempo. E nada melhor para isso do que relógios, do século XVII ao século XIX, que marcaram época. Duzentos deles sairão de Portugal pela primeira vez para aportar na mostra “O tempo sob medida”, que ficará no CCBB até setembro.

Veja a galeria de fotos

As peças fazem parte de uma coleção de 700 exemplares da Fundação Medeiros e Almeida, fundada em Lisboa, na década de 70, para abrigar o acervo de nove mil peças do colecionador português António Medeiros e Almeida, que doou seus bens para a fundação antes de morrer. Entre as preciosidades que atravessarão o Atlântico está um relógio de bolso suíço que pertenceu a Dom Pedro V, rei de Portugal de 1853 a 1861. A mostra traz ainda um relógio despertador, em bronze e prata, com um mecanismo, acionado e disparado com pólvora, capaz de acender uma vela num candelabro que compõe a peça.
Os visitantes poderão conferir ainda um relógio de sol portátil e modelos personalizados, encomendados na época a ourives.Para completar a viagem no tempo, a exposição contará com peças do mobiliário de época, além de pinturas, ornamentos e tapeçarias que também fazem parte do acervo da fundação portuguesa.

Para conferir
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, que fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro do Rio.
Quando: De 29 de julho a 14 de setembro. O CCBB fica aberto, de terça a domingo, das 10h às 22h.
Para entrar: A entrada é franca.
Telefone: (21) 3808-2020.
Globo on line

Nenhum comentário: