terça-feira, 26 de agosto de 2008

Recife: bairro de Boa Viagem aguarda construção de mercado público

Boa Viagem é o bairro mais populoso do Recife, com cerca de 100.388 habitantes, e a despeito disso não possui um mercado público. O estabelecimento desse tipo que funciona na área é de iniciativa privada e atende em condições precárias. Observando esta situação, o vereador Luiz Helvecio (PT) encaminhou requerimento à Prefeitura da Cidade do Recife solicitando a instalação de um centro comercial público para atender a população local e das adjacências.
Luiz Helvecio lembra que um mercado público, além de funcionar como espaço de compras, pode oferecer opções de lazer, sociabilidade e interação cultural com visitantes locais e estrangeiros. “Consideramos, sobretudo, a vocação turística do bairro, com ampla rede hoteleira, gastronômica, orla e proximidade do aeroporto”, aponta o vereador. É importante ressaltar também que Boa Viagem tem 7Km de praia e exerce influência do Pina até Piedade.
O Recife tem 24 mercados públicos, sendo a maioria deles instalada na Região Político Administrativa – 1 (RPA1), região central da cidade. Alguns desses centros possuem anexos e somam juntos 2.277 boxes. Bairros como Madalena, Casa Amarela, Água Fria, Encruzilhada e Afogados também têm mercados sob a responsabilidade do poder público. Na RPA6, bairros como Pina e Jordão foram contemplados com a inauguração de mercados públicos. “Historicamente, a permanência do comércio de rua ou em centros construídos para esse fim sinalizam a vocação comercial do Recife”, lembra o parlamentar.
O requerimento para a instalação de um centro de compras foi encaminhado por Helvecio em 08 de maio de 2007, durante as comemorações dos 300 anos de Boa Viagem. O vereador afirma que a construção de um mercado público no bairro é uma atitude de fomento à cultura e incentivo ao desenvolvimento turístico e econômico do Recife.

Nenhum comentário: