sábado, 6 de setembro de 2008

Leão de Ouro de Veneza vai para 'The wrestler'


Na platéia do Festival de Veneza, o ator Mickey Rourke, protagonista de "The wrestler", se surpreende ao ouvir o anúncio de que o filme é o vencedor da mostra. (Foto: AFP)


O filme "The wrestler", sobre o caso de um combatente de luta livre, dirigido pelo americano Darren Aronofsky, levou neste sábado (6) o Leão de Ouro de melhor filme na 65ª Mostra de Cinema de Veneza. Com a notável atuação de Mickey Rourke, "The Wrestler" foi o último filme apresentado na competição pelo Leão de Ouro. Rourke, que na vida real foi boxeador profissional entre 1991 e 1995, o que o obrigou a passar por várias cirurgias plásticas, emprestou seu redescoberto talento para viver Randy 'The Ram' Robinson, um lutador de luta livre, uma modalidade muito apreciada pelo público americano. Com a firme direção de Darren Aronofsky, considerado um dos cineastas americanos mais rebuscados e intelectuais da atualidade, "The Wrestler" conta a clássica história da queda de um herói, que se nega a aceitar que chegou a hora de se aposentar, que está velho e vencido pela vida.

Com uma trilha sonora magnífica, marcada pelo rock dos Guns N'Roses dos anos 80, o filme foi aplaudido e reconhecido pela crítica, particularmente severa durante esta edição em relação aos filmes selecionados.

Dirigido por Darren Aronofsky, o filme de enredo comovente parece ecoar a vida conturbada do próprio Rourke dentro e fora do ringue de boxe e dos estúdios, e empolgou igualmente crítica e público no festival. "Darren Aronofsky veio aqui alguns anos atrás e se deu mal", disse Rourke aos espectadores que lotavam a Sala Grande, referindo-se a um fracasso do diretor, o filme "A Fonte da Vida", que estreou no festival, em 2006.

"Fico contente por ver que ele teve coragem de voltar. Não acho que que quisesse vir. Eu disse: "Você tem de ir"', contou Rourke.

"The wrestler" foi um dos 21 filmes apresentados na competição principal do festival, que teve 11 dias de mostra de filmes, entrevistas, coletivas de imprensa e o glamour do tapete vermelho.

A francesa e o italiano
Os prêmios "Copa Volpi" de melhor interpretação feminina e masculina foram atribuídos neste sábado (6) à atriz francesa Dominique Blanc, de "A outra" e ao ator italiano Silvio Orlando, de "O pai de Giovana".

Veja a lista dos vencedores nas principais categorias:

Leão de Ouro de melhor filme: "The Wrestler", do americano Darren Aronofsky.

Copa Volpi de melhor ator: o italiano Orlando por "O pai de Giovanna" ("Il papa di Giovanna").
Copa Volpi de melhor atriz: a francesa Dominique Blanc por "A outra" ("L'Autre").

Leão de Prata de melhor diretor: o russo Aleksey German Jr. por "Paper Soldier".

Prêmio Especial do Júri: o cineasta etíope Haile Gerima por "Teza".

Leão Especial do Júri: para o cineasta alemão Werner Schroeter pelo conjunto de sua obra.


Globo on line

Nenhum comentário: