Ter a carteira de identidade atualizada é ideal para não enfrentar possíveis problemas burocráticos, segundo informou a assessoria do Instituto de Identificação do Distrito Federal. Apesar de não ser uma exigência, é recomendado que as pessoas tenham o documento com uma foto que realmente a identifique. Ou seja, não é conveniente que uma pessoa de 40 anos tenha uma carteira de identidade tirada aos 6 anos. Para quem planeja viajar para países do Mercosul, é recomendado que o documento tenha sido tirado nos últimos dez anos. Em alguns destes países, como Argentina e Chile, o documento equivalente à carteira de identidade tem validade de dez anos e, por isso, na hora de embarcar de volta ao Brasil, o passageiro pode enfrentar dificuldades.
Estudantes que prestam vestibulares ou concursos públicos também são aconselhados a ter uma versão atual, pois o ideal é que apresentem um documento que os identifique. O mesmo também vale para quem tira a Carteira Nacional de Habilitação. O instituto ressalta que não são exigências e, sim, recomendações.
Documentação
Para quem deseja tirar a primeira via do documento, é necessário levar a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada em cartório) ou do último estado civil e três fotos recentes e iguais, em tamanho 3x4. Já quem precisa tirar a segunda via da carteira de identidade, precisa apresentar um documento que tenha nome completo e filiação. Além disso, deve levar duas fotos recentes e iguais, em tamanho 3x4.
De acordo com o Instituto de Identificação, o local e o valor da taxa para emissão do documento varia em cada estado do Brasil.
Leia também:
Globo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário