quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Itália celebra 100 anos de Lévi-Strauss com republicação de obras

ROMA, 26 NOV (ANSA) - O mercado editorial italiano comemora o centésimo aniversário do antropólogo Claude Lévi-Strauss, considerado um grande nome da Antropologia Estruturalista, relançando três obras que resgatam sua contribuição para os progressos dos modernos estudos de antropologia. Uma delas é "Elogio Dell'Antropologia", uma edição pequena, de apenas 52 páginas que será vendido a nove euros no país.

Os leitores e estudantes italianos terão à disposição também a obra "Cristi di Oscure Speranze", organizada por S. Ronchey e G. Scaraffina. Trata-se de outra obra curta, com 64 páginas que custará seis euros.

Já a obra "Ragione Strutturale e Universi di Senso. Saggio sul Pensiero Di Claude Lévi-Strauss", de Sérgio Moravia, se dispõe, ao longo de suas 496 páginas, a estudar os aspectos mais relevantes da obra do antropólogo.

Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, em 1908, e se formou em Direito e Filosofia pela Sorbonne, uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Mas se tornou um dos mais respeitados intelectuais da França somente no ano de 1955, quando publicou "Tristes Trópicos". No ano de 1959, Strauss foi nomeado para a cadeira de antropologia do Collège de France.

Dentre as contribuições do intelectual para o pensamento moderno, está a defesa do conceito de que "a nossa ciência atingiu a maturidade no dia em que o homem ocidental começou a perceber que nunca teria entendido a si mesmo enquanto, sobre a face da Terra, uma só raça, um só povo, fosse por ele tratado como um objeto."

Será publicada também na Itália uma entrevista com Lévi-Strauss feita por Ronchey e Scaraffia, na qual o antropólogo afronta temas que vão desde a dieta vegetariana em oposição ao consumo de carnes até as transformações da família na época contemporânea.

Nenhum comentário: