quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Pesquisa revela que entre estudantes a integração existe

Roma (Agora Notícias) – Um em cada dois estudantes italianos tem um companheiro de origem estrangeira na sala de aula em que se encontra matriculado. E um em cada três alunos italianos mantém relação de amizade com o colega imigrante também fora do ambiente escolar. Os dados emergem da pesquisa “Aspectos da vida cotidiana” de 2008, desenvolvida pelo Istat. No dia 17, a entidade apresentou parte do levantamento, a “Vida Cotidiana de crianças e adolescentes”, que envolveu mais de cinco mil famílias com crianças e jovens até 17 anos.

Os menores que freqüentam classes com jovens estrangeiros representam uma parcela de 54,8%. O percentual é mais alto no Centro-norte (72%), onde a presença estrangeira é maior, enquanto no Sul e nas ilhas a cota gira em torno de 28%. Apenas 1% dos alunos italianos, ao contrário, freqüentam classes nas quais as crianças estrangeiras são maioria.

Os menores que mantêm relação de amizade com alunos estrangeiros também fora das salas de aula constituem 33,6% dos estudantes italianos. O fenômeno não se diferencia em relação à idade e ao tipo de escola freqüentada e, de acordo com o Istat, isso evidencia que existem momentos de condivisão entre italianos e estrangeiros fora da escola, mas também não exclui a existência de fenômenos de segregação. Porém, quando se considera somente os menores que não tem colegas estrangeiros, aqueles que se encontram com amigos não italianos depois da escola são apenas 9%.

Foto: La Repubblica

Nenhum comentário: