O futuro da Europa volta a ser discutido pelos chefes de Estado e de governo dos 27 que se reúnem esta quinta e sexta-feira em Bruxelas.Neste conselho europeu de fim de presidência francesa, os líderes do velho continente têm três desafios de extrema importância pela frente.
Um deles é encontrar uma solução para prosseguir com o processo de ratificação do Tratado de Lisboa, depois do “não” irlandês no referendo de junho.
Surge depois a questão do plano de relançamento econômico de 200 bilhões de euros proposto por Durão Barroso. Apesar das divergências há um certo otimismo quanto à aprovação do projeto.
Surge depois o pacote climático e energético, que parece ser o que mais divide os europeus. Para o representante italiano na União Européia, Roma precisa de uma solução que proteja “uma parte dos seus setores industriais, que são extremamente vulneráveis em relação à concorrência internacional”.
Se todos estão de acordo sobre a importância de fazer com que a indústria européia polua menos, muitos, como a Itália, consideram que devido à crise o momento não é o mais propício para fazer esforços financeiros significativos para tornar as fábricas do velho continente mais ecológicas.
Da Euronews













Nenhum comentário:
Postar um comentário