terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Associação de imigrantes lança provocação contra prefeito

TREVISO, 8 DEZ (ANSA) - O representante da Associação CittadinanzAttiva, Abdallah Kezraji, anunciou hoje (ontem), durante as celebrações muçulmanas da Festa do Sacrifício, uma "iniciativa de provocação" contra o prefeito de Spresiano, que oferece dois mil euros para os imigrantes desempregados deixarem a cidade.

Segundo Kezraji, nos próximos dias a associação vai abrir contas correntes nas quais os imigrantes de todo o país poderão depositar o valor simbólico de um euro.

O valor recolhido, explicou Kezraji, será entregue ao prefeito Cristiano Belliato "como um 'incentivo', para convidá-lo a ir embora".

"É uma iniciativa de provocação contra o prefeito, que oferece um bônus de dois mil euros para quem entre nós, sem trabalho, queira deixar a cidade", revelou.

Se o prefeito não aceitar, o valor será disponibilizado aos prefeitos da província de Treviso "para freqüentarem um curso de atualização sobre o tema da integração".

A CittadinanzAttiva é uma associação que ajuda a organizar as comunidades de estrangeiros residentes na região.

Paralelamente, o imã da comunidade islâmica local, Joussef Tadil, lamentou a situação em que se encontraram nesta manhã cerca de 1,5 mil fiéis muçulmanos, que celebraram a oração da Festa do Sacrifício em um estacionamento na cidade de Villorba.

"Tivemos que rezar ajoelhados no gelo, em uma situação absolutamente desagradável pelo frio, por isso iniciamos uma coleta de assinaturas para a compra de uma tenda sob a qual poderemos nos reunir", disse.

O imã explicou que a nova "estrutura" será colocada na frente do galpão de Villorba, comprado pela comunidade islâmica para a criação de um centro cultural.

Na província de Treviso, a comunidade islâmica foi impedida pelas administrações municipais de construir locais de culto, obrigando os muçulmanos a se reunirem em lugares públicos, como estacionamentos, para realizar as orações em grupo.

Nenhum comentário: