quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Paraná pode fazer intercâmbio com Itália na área de saúde

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, reuniu-se com o deputado italiano Domenico Scilipoti para estudar uma proposta de intercâmbio entre Brasil e Itália para estudantes da área de saúde. O projeto possibilitará o envio de estudantes brasileiros à Itália e, da mesma forma, receberá estudantes italianos.

“É muito satisfatório poder ampliar as relações entre o Paraná e a Itália na área de saúde. O Governo do Paraná tem muito interesse em desenvolver parcerias produtivas que possam proporcionar uma troca de experiências beneficiando ambas as partes”, destaca Martin.

Projetos na área da saúde como os hospitais próprios do Estado – Centro de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, Hospital Infantil de Campo Largo e Hospital do Trabalhador, entre outros – poderão receber os estudantes italianos para um período de estágio e as universidades conveniadas com o Governo enviariam estudantes brasileiros para cidade de Sicília na Itália.

A cooperação estadual poderá ser feita por meio de convênio do Estado ou assinatura de termo de cooperação com as universidades interessadas. A viabilização da idéia está prevista para março de 2009. Até lá será definido de que maneira funcionará essa bolsa de intercâmbio: quais universidades e hospitais participarão, quais áreas profissionais que estarão inclusas no programa e a contribuição do Estado.

Secretaria de Sáude/PR
Comunità Italiana

Nenhum comentário: