sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Desemprego sobe para 8% na zona do euro

Espanhóis fazem fila em agência de emprego do governo em Madri. (Foto: AFP)

A taxa de desemprego da zona do euro aumentou para 8% em dezembro de 2008, a maior desde novembro de 2006, informou a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE). Em dezembro de 2007, a taxa de desemprego em todos os países da União Europeia era de 7,2%. A zona do euro compreende apenas os países quem utilizam o euro como moeda.

No ano passado, o desemprego teve um crescimento gradual entre os países do bloco por conta da crise de crédito e pela diminuição da demanda em seus principais clientes internacionais.

A maior taxa de desemprego em dezembro foi registrada na Espanha, de 14,4%. Em segundo lugar vem a Letônia, com 10,4%, informou a Eurostat. As menores taxas foram registradas na Holanda (2,7%) e na Áustria (3,9%). Na Alemanha, maior economia da zona do euro, a taxa de desemprego subiu a 7,2% no último mês de 2008, de 7,1% em novembro.

Inflação
A inflação na zona do euro desacelerou para seu menor nível em quase uma década em janeiro, segundo dados preliminares divulgados pela Eurostat. O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 1,1% em janeiro ante janeiro do ano passado, após alta de 1,6% em dezembro na base anual.

Trata-se da menor taxa de inflação desde julho de 1999. Em julho do ano passado, a taxa de inflação em base anual estava em 4%. Dada a queda acelerada da taxa, analistas veem risco cada vez maior de que a zona do euro irá experimentar um período de deflação este ano.

Agência Estado

Nenhum comentário: