sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval Pernambuco 2009

Frevo

Frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat são os ritmos da folia de quem passa o carnaval dividindo-se entre Recife e Olinda. Em cada esquina, um ritmo, uma festa que mistura batuques ao ar livre, na rua, gratuitamente, e transformam as duas cidades num grande espetáculo para todas as idades.
Olinda
Uma das marcas do Carnaval de Olinda são os bonecos gigantes que arrastam milhares de foliões ao som do frevo. Anualmente, dezenas deles invadem as ruas e ladeiras da Cidade Alta e dão um colorido especial à folia.


Homem da meia noite
Os bonecos chegam a medir mais de três metros de altura. O mais famoso desses gigantes é o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932. Ele abre oficialmente o carnaval de Olinda á zero hora do sábado de Zé Pereira. Em 1967, ele recebeu a companhia da Mulher do Dia. Além dos bonecos gigantes, mais de 500 agremiações registradas oficialmente alegram a cidade durante os dias de Momo. São clubes, afoxés, escolas de samba, caboclinhos, maracatus, que junto a uma população flutuante de, aproximadamente, um milhão de pessoas fazem do Carnaval de Olinda o maior Carnaval do mundo.
Recife
Este ano, o Carnaval Multicultural 2009 de Recife presta homenagem ao compositor Carlos Fernando, aos já falecidos artista plástico Cícero Dias e ao criador do Galo da Madrugada, Enéas Freire. Os cinco dias de folia em Recife exibem mais de três mil apresentações de chão, reunindo 430 agremiações carnavalescas e shows com mais de 180 artistas regionais, nacionais e internacionais. Shows, desfiles de blocos e fantasias fazem um espetáculo diferente em cada esquina.

Galo da Madrugada

O Galo da Madrugada, maior desfile carnavalesco do planeta, como registra o Guiness Book; a Noite dos Tambores Silenciosos, reunindo grupos de maracatus e afoxés, numa mística homenagem aos seus antepassados. O Galo é quem abre oficialmente a folia de Momo, iniciando seu desfile no sábado de carnaval às 08h00.

Secretaria de Cultura PE

Nenhum comentário: