quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de abril é o dia da imigração italiana no Rio de Janeiro

Stepan Nercessian é o autor do projeto de lei sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, que institui 25 de abril o dia da imigração italiana no Rio de Janeiro


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou, no último dia 14, o projeto de lei do vereador Stepan Necerssian (PPS), que estabelece o dia 25 de abril como a data de comemoração da imigração italiana na cidade do Rio de Janeiro. A lei entrou em vigor na data da sua publicação.

Em 25 de abril de 1945, na II Guerra Mundial, os italianos tomaram de volta as últimas cidades que restavam nas mãos dos alemães. As forças de resistência foram chamadas de "Partigiani", um combatente armado que não faz parte do exército, mas sim de uma milícia cujo principal objetivo era combater exércitos oficiais. Na Itália, o termo foi designado para distinguir aqueles que eram contra a ocupação alemã e também contra o regime ditatorial de Benito Mussolini. A Resistenza originou a criação da República italiana, em 2 de junho de 1946, quando foi abolida a monarquia como forma de governo.

Conforme a justificativa do projeto, o 25 de abril é um dia especial, em vista de terem participado deste movimento cerca de 300 mil pessoas, sendo que o número de mortos chegou s 44.700 homens, além de 21 mil mutilados e inválidos e 40 mil civis deportados.


Nenhum comentário: