segunda-feira, 13 de abril de 2009

Concerto pelas vítimas do terremoto em Áquila


Um concerto reunirá amanhã na região de Abruzzo, atingida pelo terremoto, o músico Andrea Bocelli, a Orquestra do Teatro Municipal de Bolonha e o coral de crianças da cidade, além de outros artistas de fama internacional. O concerto, será organizado com a máxima simplicidade, em colaboração com as autoridades.

Além de Bocelli e da orquestra e do coral de Bolonha, as primeiras presenças confirmadas são as de Daniela Dessi, Fabio Armiliato, Mariella Devia e Juan Diego Flòres. O tenor espanhol Placido Domingo fará um depoimento de Los Angeles, recordando a solidariedade que recebeu do povo italiano quando uma tragédia semelhante, em 1986, causou morte e dor no México, país onde o cantor foi criado. O diretor musical do Teatro Municipal de Bolonha, Alberto Veronesi, o superintendente do teatro, Marco Tutino, que é também presidente da Anfol (Associação Nacional das Fundações Líricas), e os músicos da orquestra acolheram com grande entusiasmo o convite para participar da iniciativa.

O organizador do evento, Ferdinando Pinto, que é ex-presidente do Teatro Petruzzelli e presidente do teatro Federico II, anunciou que o apresentador e comentarista do concerto será Dom Giovanni D'Ercole, da Secretaria de Estado do Vaticano. Ferdinando recorda que "nos municípios atingidos pelo terremoto muitos músicos ficaram sem os seus instrumentos, partituras, livros". Ele cita como exemplos o músico Vittorio Attolini e o diretor da revista Musica, Pietro Acquafredda, e afirma que "o Conservatório sofreu danos notáveis". Em colaboração com a Cúria Episcopal, será possível acessar o site www.consaq.it e contribuir para que os músicos de L'Aquila e municípios vizinhos possam reparar os danos sofridos e comprar novos instrumentos.

Com informações da Ansa

Nenhum comentário: