quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hoje na história - Descobrimento do Brasil


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.


Primeiros contatos entre portugueses e índios

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Pedro Álvares de Gouveia Cabral
Nascido em Belmonte, entrou na Corte em torno de 1478, nesta época, ainda era chamado pelo sobrenome (Gouveia) que pertencia à sua mãe. A quem Dom Manuel I confiou o comando da segunda armada que mandou à Índia. Partindo de Lisboa em 9 de Março de 1500, desviou-se de sua rota e descobriu o Brasil em 22 de Abril, efetuando-se o desembarque no dia seguinte. A frota prosseguiu na viagem para a Índia em 2 de Maio.
Redação AI

Nenhum comentário: