O hasteamento das bandeiras brasileira, italiana e de São Paulo e um café da manhã marcaram nesta terça-feira (14) a abertura da 14ª Semana da Comunidade Italiana. Mas as principais atrações e que reúnem milhares de pessoas todos os anos é a Missa em Italiano seguida da famosa Spaghettata, servida gratuitamente na Praça Central de Joaquim Egídio, logo após a missa do domingo, 19 de abril.Segundo o presidente da Casa D´Itália e criador da Semana, Franco Cacioppolini, pelo menos 2,5 mil pratos já estão reservados. 'Todos os anos, a Spaghettata atrai uma multidão de pessoas de toda a região, forma uma fila enorme. É um dos pontos altos da festa, que já foi incorporada ao calendário oficial de Campinas' , afirma. Pela estimativa de Cacioppolini, pelo menos 20 mil italianos vivem na Região Metropolitana de Campinas (RMC),e cerca de 1 milhão de descendentes. Mas de 10 mil moram em Campinas.
A programação da Semana da Comunidade Italiana inclui ainda a entrega do Título de Cidadão Campineiro a Giancarlo Arcangeli, membro ativo da comunidade, natural de Perugia, na Umbria. Funcionário de carreira da CPFL Paulista, ele já foi diretor da Casa D´Itália. Este é um evento para convidados, na sede da Casa D Ítália.Encerrando a Semana, tem a Prova Tiradentes de Ciclismo, no feriado de abril. A prova de começa às 12h, com saída do Ginásio de Esportes do Taquaral, e reúne entre 200 e 250 atletas. Para Cacioppolini, a tradicional festa há muito deixou de ser um evento restrito à comunidade italiana. 'O evento não é apenas para a comunidade italiana. A cada ano percebemos que a Semana Italiana é freqüentada por pessoas de todas as nações. Nós esperamos que isso continue, pois é um prazer mostrar as nossas tradições para todos' , afirma Cacioppolini, citando que a cada dia mais gente quer ser italiano. 'As requisições de cidadania italiana lotam as salas do Consulado e demoram mais de 7 ou 8 anos para sair, tamanho o volume' , explica. Além de difundir a cultura do país da bota, a Semana Italiana tem o propósito de promover a confaternização entre os milhares de descendentes e imigrantes italianos que vivem na RMC.
As atividades são realizadas na sede da Casa D’Itália, Lagoa do Taquaral e Distrito de Joaquim Egídio. Em Joaquim, a festa começa às 11h com a Missa, seguida da Sapaghettata, a partir das 12h. Serviço: A Casa D´Itália fica na Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, telefones: (19) 3251.0426 ou 3295.6511.
Delma Medeiros
Agência Anhangüera de Notícias
Colaboração Lea Beraldo - www.imigrantesitalianos.com.br













Um comentário:
Caros desse blog,
Meu nome e' Brenno, vivo em Pisa - Italia e decidi escrever aos mais variados pontos de comunicacao entre brasi e italia; como esse blog por exemplo.
Sou residente legal, trabalho na universidade e estudo tambem. Tenho cidadania espanhola e por isso sofro pouco com o recente assedio dos italianos aos povos de outras regioes do globo.
Gostaria de convida-los a refletir sobre a imensa falta de respeito que o governo e por consequencia, o povo italiano tem pelo Brasil e pelos brasileiros que vivem por aqui (minha familia por exemplo). Uma vergonha a ponto de um dia apos outro vermos projetos de lei que tem como motivacao a expulsao dos imigrantes desse pais. Gostaria que partisse de vcs tb uma especie de campanha, recolhendo assinaturas para denunciar essa estupidez. Acredito que pessoas que como eu tiverem seus pais recebidos de bracos abertos no Brasil nao sao ou estao de acordo com essa situacao de vergonha.
Obrigado
Brenno
Postar um comentário