O Corpo de Bombeiros do Piauí suspendeu na noite desta quinta-feira (28) as buscas pelos desaparecidos em duas cidades no norte do estado. A enxurrada provocada pelo rompimento da barragem dos Algodões destruiu casas e arrasou plantações. Quatro mortes já foram confirmadas.
A água devastou uma área equivalente a 32 campos de futebol entre os municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí. Plantações foram destruídas e casas inteiras, arrastadas pela enxurrada. Três mil pessoas tiveram que ser encaminhadas para abrigos. A maioria perdeu tudo. A força da água também arrancou postes da rede elétrica. Mais de 30 mil pessoas estão sem energia.
Há 15 dias, a barragem Algodões encheu tanto que transbordou pela primeira vez. A água provocou uma erosão de um quilômetro entre o sangradouro e a parede da represa. Os engenheiros esperaram o nível da água baixar para começar uma obra de contenção. Mas a barragem não resistiu a dois dias de chuva forte na cabeceira do rio Pirangi, entre o Piauí e o Ceará.
Do Globo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário