sábado, 2 de maio de 2009

De Turim para Curitiba



O italiano Carlo Gloria trabalha com “duplas personalidades” em imagens desfocadas

MAC abre exposição com artistas italianos contemporâneos. Estarão a mostra 45 obras – três de cada artista convidado – dos principais nomes da arte contemporânea da região do Piemonte na Itália .

As atenções do Museu de Arte Contemporânea se voltam para a produção contemporânea italiana com a abertura de sua nova exposição. "15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil", conforme explicita o nome, traz criações de artistas que iniciaram suas produção nos anos 90.Estarão à mostra 45 obras – três de cada artista convidado – dos principais nomes da arte contemporânea da região do Piemonte na Itália, mas precisamente da cidade de Turim. O curador e o professor de estética da Accademia Albertina di Torino, Gian Alberto Farinella, observa que esses jovens pintores são de uma geração nascida entre televisões, celulares e a rede mundial do www. “Todos sentem simplesmente o desejo de recriar imagens utilizando o prazer da representação e da narração, sem nenhuma hipoteca histórica. Pintam e pronto. Cada um a seu modo”, define.

Farinella avalia que esta geração faz um retorno à tela “como possibilidade de criar imagens íntimas num mundo completamente exposto, saturado de aparências”. “Esta é uma nova geração de pintores que assimilou rapidamente a realidade transformada no seu duplo virtual, que viu tudo e o contrário de tudo, sem fazer experiências diretas com freqüência disto que viu e sentiu. Recuperam aqui e ali o que sentem mais perto: pelo uso e pela tradução da imagem fotográfica ou televisiva revestida de valor paradigmático, para a elaboração de temas e da tradição iconográfica, à mesma visão inerente na versão da cor filtrada pela luminescência dos pixels”.Participam da mostra, promovida pela Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira: Nicola Bolaffi, Manuele Cerutti, Docmio, Carlo Galfione, Carlo Gloria, Davide Le Grazie, Paolo Leonardo, Anna Madia, Cristina Mandelli, Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Marco Memeo (autor da obra que ilustra esta página, Teto su Muro Verde), Chiara Pirito, Laura Pugno e Pier Luigi Pusole.
Bem Paraná/Italia Oggi

Nenhum comentário: