domingo, 24 de maio de 2009

A milenária polenta


A polenta foi um alimento tão importante para os imigrantes italianos chegadosao Rio Grande do Sul que mereceu homenagem em praça pública, em Vale Vêneto, na forma de um monumento à panela de ferro.
De origem milenar, esse prato da culinária europeia – especialmente italiana – era conhecido como puls em Roma e polts na Grécia. Foi citado nas obras de Plínio, o Velho, e várias de suas receitas estão no livro De Re Coquinaria, de Apício Marco Gávio, ambos no século 1º depois deCristo. Num artigo recente, Antônio Alberti revela que a palavra como hoje é usada chegou à Península Itálica com os hunos. Otermo caucásico pulint (que se pronuncia pulent) foi trazido para o Ocidente com as tropas de Átila, no século 4º. Com adescoberta da América e a introdução do milho e de sua farinha na Europa, a polenta ganhou um ingrediente fundamental. Foi assim, feita de farinha de milho, com herança asiática e ingredientes pré colombianos, que ela embarcou nos navios da imigração no fim do século 19. No Rio Grande do Sul, a polenta se transformou no prato de resistência dos imigrantes italianos, numa espécie de distintivo que se comunica de geração em geração.

Antes da vinda dos italianos, já se consumia no Brasil um produto assemelhado, o angu, que provavelmente tenha origem na papa de milho, consumida na Ilha da Madeira.


Jornal Zero Hora
Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo - RS

Nenhum comentário: