A Chancelaria italiana confirmou ontem que estão no voo Angela Cristina de Oliveira Silva, responsável pelo Centro Internacional de Orientação e Defesa da Mulher Estrangeira (Ciods), e seu marido Enzo Canelletti, da província de Veneza.
Segundo representantes do Ciods na Itália, o casal teria viajado ao país para realizar atividades de ajuda humanitária. "Eram duas pessoas maravilhosas, que há anos ajudavam moradores de rua no Brasil", disse uma pessoa próxima a Caneletti.
Também foram confirmadas as presenças de três cidadãos de Bolzano, província localizada em Trentino-Alto Ádige: Alexander Paulitsch, consultor empresarial, de San Candido; Georg Lercher, empreendedor do setor madeireiro, de San Candido, e Georg Martiner, de origem brasileira, de Ortisei.
Paulitsch e Lercher, que são amigos, provavelmente teriam viajado juntos, segundo informaram fontes locais. Já Martiner, que foi adotado por uma família da cidade italiana de Ortisei, teria viajado para visitar o Brasil, onde nasceu.
Agostino Cordioli, empreendedor do ramo da construção civil de Villafranca, da região italiana de Verona, decidiu antecipar seu retorno ao país. Segundo familiares, seu nome foi confirmado entre os passageiros que embarcaram no voo AF 447.
Claudia Degli Esposti, consultora da Agência de Desenvolvimento da Região da Emilia-Romagna (Ervet), de Bolonha, viajou ao estado do Paraná para participar de uma feira do setor têxtil. Ela havia aceitado o convite de uma delegação paranaense que esteve anteriormente em sua região. Uma outra pessoa que a acompanhava, decidiu antecipar seu retorno.
Ontem, o presidente da associação Trentini nel Mondo, Alberto Tafner, já havia confirmado a presença de três italianos: Rino Zandonai, diretor da associação Trentini nel Mondo O.n.l.u.s. (Organização Não Lucrativa de Utilidade Social), Giovanni Battista Lenzi, conselheiro regional de Trentino-Alto Ádige, e Luigi Zortea, prefeito da cidade de Canal San Bovo.
Os três viajaram ao estado de Santa Catarina, onde entregaram uma doação de 22.375 euros (cerca de R$ 62 mil), arrecadados pela "Campanha de Solidariedade" para ajudar a população italiana local, vítima das enchentes de novembro do ano passado.
Segundo informou a companhia francesa, os passageiros pertencem a 32 nacionalidades, entre eles, além dos italianos, 72 são franceses, 59 brasileiros e 26 alemães.
As comemorações para o feriado italiano de 2 de junho, Festa da República, foram reduzidas na cidade de Trento, no norte do país, em vista do desaparecimento do Airbus A330 da companhia aérea Air France, no qual estão a bordo expoentes políticos locais. O conselheiro regional da União para o Trentino (UPT), Giovanni Battista Lenzi, o prefeito da cidade de Canal San Bovo, Luigi Zortea, e o diretor da entidade social Trentini nel Mondo O.n.l.u.s., Rino Zandonai, são passageiros do voo AF 447, que sumiu dos radares na madrugada do último domingo durante um voo entre Rio de Janeiro e Paris. A cerimônia realizada ontem na Piazza Duomo não teve nenhum desfile ou discurso, sendo que apenas foram hasteadas bandeiras e lida uma mensagem do presidente italiano, Giorgio Napolitano. Estavam presentes o Comissário do Governo Michele Mazza, o presidente da província de Trento, Lorenzo Dellai, o presidente do Conselho Regional de Trentino Alto Adige, Marco Depaoli, o prefeito de Trento, Alessandro Andreatta, e autoridades militares. Mazza, por sua parte, anulou os atos comemorativos previstos para a tarde, enquanto o expoentes governamentais modificavam a programação do concerto que haverá esta noite. Às 19h locais (14h no horário de Brasília), a UPT, associação do qual fazia parte o passageiro Lenzi, fe uma oração na Igreja de Cristo Rei.
Com informações da Ansa
Nenhum comentário:
Postar um comentário