sábado, 27 de junho de 2009

Bauernfest é aberta no antigo prédio da Bohemia


O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho.

A 20ª Bauernfest – Festa Alemã – foi aberta na noite de ontem, no prédio da antiga fábrica de cerveja Bohemia, desativada há décadas e que estava fechada até hoje. Durante dez dias, as pessoas que participarem da Bauernfest terão a oportunidade de conhecer as instalações da primeira cerveja do Brasil e ao mesmo tempo se divertir com as músicas e se deliciar com as comidas típicas.O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho, pois durante 50 anos vem mantendo vivas a cultura e a história alemã na cidade. “É um momento de alegria para comemorar a saga dos colonos alemães, pois deixaram uma herança que é única em toda a América Latina”. Sobre o espaço da cervejaria, o prefeito agradeceu à Ambev por ter aberto o prédio para realização da festa alemã. Ele disse que vai trabalhar para que a empresa se sensibilize e abra o prédio, dando a ele um destino econômico. “Hoje estamos realizando uma festa onde promovemos o encontro da tradição e da cultura, num prédio que é histórico para a cidade”. Emigdia Hoelz M. Lyrio, presidente do Clube 29 de Junho, falou sobre a importância dos 50 anos da entidade, lembrando que a Bauernfest foi uma conquista e seu objetivo é prestar uma homenagem aos colonos alemães. Ela falou que ao longo dos anos a festa transformou-se num evento turístico cultural. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, disse que todas as pousadas da cidade estão cheias, com grande movimento na cidade. A abertura da festa teve ainda a sangria do primeiro barril de chope e contou com a participação do Coral Municipal de Petrópolis e da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrópolis. Durante toda a Bauernfest, será realizado o tradicional Concurso de Tomadores de Chope, Bauernband e outras apresentações no Salão de Baile da Cervejaria. No Palácio de Cristal, haverá Contos Medievais Alemães com o grupo ShowCanteQueEncante, História da Bauernfest para crianças com o Grupo Faz de Conta, apresentação de corais, teatro, show e dança, e contação de histórias com As Bisbilhotecárias e As Vovós da Praça Koblenz.

Rogério Tosta
Redação Tribuna

2 comentários:

Benito Pepe disse...

Parabéns pela excelente postagem; aproveito para declarar meu amor e carinho à colônia alemã de Petrópolis e de todo o Brasil, essa festa que ocorre todo ultimo final de semana de junho e primeiro de julho já é programa tradicional e rotineiro em minha vida quase desde de o inicio há anos atrás.

A pesar de minha origem ser italiana e lusitana, sou também alemão de coração.

Abraços do Benito Pepe

Leila Ossola disse...

Agradecemos suas palavras, também tenho ascendência italiana, portuguesa e francesa mas aprecio demais a cultura alemã e quase todo mês vou à Petrópolis. Abraços.