sexta-feira, 26 de junho de 2009

Homenagem ao paisagista Glaziou


No dia 29 de junho, às 17 horas, a Fundação Casa de Rui Barbosa promove um evento em homenagem ao paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou (1833 –1906).

Na ocasião, será lançado o site Glaziou – O Paisagista do Império e acontecerá a mesa-redonda Presença de Glaziou: o legado paisagístico de Glaziou e o desafio de gestão destes jardins históricos, com a participação dos arquitetos Carlos Fernando de Moura Delphim – IPHAN, Márcia Nogueira – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas Rio e Claudia Brack – Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro
Sala de Cursos
Informações: 3289-4664

Sobre o site
Glaziou, o paisagista do império é dedicado à obra de Auguste François Marie Glaziou, um dos mais influentes paisagistas do Brasil no século XIX. Nascido na França, Glaziou veio para o Brasil em 1858, convidado pelo Imperador D. Pedro II, para dirigir os Parques e Jardins da Casa Imperial. O paisagista acabou por criar aqui um novo estilo de paisagismo, adotado em jardins públicos e residenciais do século XIX, como o que se vê em certas áreas do jardim do Museu Casa de Rui Barbosa. O site apresenta resumo bibliográfico, cronologia das realizações e os principais projetos desse notável paisagista, bem como aponta outras referências – sites, livros, artigos e documentos, na expectativa de contribuir para novos estudos sobre o tema.

O projeto é uma parceria da Fundação Casa de Rui Barbosa, da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional, e conta com colaboração de várias instituições e pesquisadores.

Nenhum comentário: