terça-feira, 2 de junho de 2009

Luto no Brasil pelos italianos desaparecidos no Airbus da Air France


O deputado Giovanni Battista Lenzi, Rino Zandonai e o prefeito Luigi Zortea, durante missa na Colônia Imperial de Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra. (Foto DePeron)


A bandeira do município de Piraquara, na Grande Curitiba-PR, está a meio pau. O luto oficial foi decretado pelo prefeito local, Gabriel Jorge Samaha, imediatamente após tomar ciência de que delegação amiga da Província Autônoma de Trento, que havia recebido uma semana antes, estava no vôo AF 447 da Air France que, na madrugada de domingo para segunda -feira (01.06,2009), desapareceu no Oceano Atlântico com 231 pessoas a bordo: O prefeito de Canal San Bovo, Luigi Zortea, o deputado provincial Giovanni Battista Lenzi e o diretor da Associazione Trentini nel Mondo, Rino Zandonai vieram ao Brasil a seu convite para o início do tratado de irmandade (“gemellagio”) entre Piraquara e os municípios do Valle del Primiero, de onde são originárias as famílias trentinas que emigraram para o Brasil no distante ano de 1878 e formaram a Colônia Imperial de Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra. A Colônia é hoje um dos principais pontos de atração do município, situado na na área onde nascem as Cataratas Iguaçu e, por ser área de preservação ambiental, foi buscar na Província Autônoma do Trento apoio tecnológico.




A Revista Insieme traz as últimas entrevistas de Giovanni Battista Lenzi, Rino Zandonai e o prefeito Luigi Zortea, que estavam no vôo Rio-Paris.






Colaboração Cleiton Roberto Baldo
Rio do Sul-SC

Nenhum comentário: