Natural de Morano Calabro, chef Francesco Rosito, um dos mais conceituados do Sul do Brasil, morre aos 62 anos.
A comunidade ítalo-brasileira e italiana do Rio Grande do Sul foi impactada, na manhã de terça-feira (09), com a notícia do falecimento do chef Francesco Rosito, vitimado durante a madrugada por um ataque cardíaco. Natural de Morano Calabro, Francesco Rosito, que tinha 62 anos, era uma das personalidades mais respeitadas e queridas da comunidade italiana do Estado, não apenas pelas suas habilidades profissionais, mas principalmente pela sua índole. O sepultamento ocorreu nesta terça-feira (09), às 17h, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.
Formado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rosito decidiu, há alguns anos, dedicar-se ao que mais gostava de fazer: cozinhar, preparar pratos da que expressassem o sabor verdadeiro da culinária italiana.
Professor de Gastronomia Italina na Sociedade Italiana do RS, apresentador do quadro " Sapori della Cucina Italiana " no programa radiofônico La Domenica Italiana, da Rádio Gauiba AM, articulista em jornais e revistas da área, Rosito foi um dos principais incentivadores e colaboradores da revista eletrônica Oriundi.
Consultor de Gastronomia Italiana e Mediterranea em diversos restaurantes, hotéis e hospitais no Rio Grande do Sul, Jurado da Revista Veja na escolha dos melhores restaurantes de Porto Alegre em 2002, 2003 e 2005, Rosito foi professor em cursos de gastronomia em diferentes instituições universitárias, como Feevale e PUCRS.
Redação revista eletrônica Oriundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário