quarta-feira, 24 de junho de 2009

Petrópolis mobiliza-se para comemorar 20ª Bauernfest


No ano em que a cidade de Petrópolis, RJ, comemora 164 anos de colonização alemã, todas as atenções se voltam aos festejos da 20ª Bauernfest - Festa do Colono. Em 19 edições a festa foi realizada no interior do Palácio de Cristal e seus jardins imperiais.

A Bauernfest neste ano acontecerá em novo local, isto é, em novas instalações, já que o local permanece o mesmo: o "Quarteirão Nassau" a poucos metros do Palácio de Cristal.Com a interdição do Palácio de Cristal, para fins de restauração, pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Bauernfest deste ano, que terá início dia 26 de junho, será realizada nas instalações históricas da antiga Cervejaria Bohêmia. Esta mudança vem causando grande expectativa e ansiedade, pois a promessa é de que esta será uma das mais belas edições. Com o palco das danças folclóricas sobre o rio e os bailes com a Banda Germânicos de Blumenau e mais tres bandas petropolitanas no interior do prédio, com o artesanato presente em instalações confortáveis, a festa oferecerá ainda algumas surpresas aos seus frequentadores.No jardim do Palácio de Cristal será celebrado o tradicional Culto ecumênico no dia 29 de junho (Dia do Colono), feriado em Petrópolis, e nos dois domingos, dias 28/06 e 05/07, haverá os tradicionais desfiles pelo centro histórico.

A saga dos colonos

- pedalada Saída da Praça Paulo Carneirodia 28/06 - 7h - Gratuito

"Descendo pela estrada que os imigrantes ajudaram a construir, percorreremos todo o Sítio Histórico no caminho para a futura Petrópolis. Visitaremos o Porto, a Igreja, a Hospedagem, o Cemitério..."

A terceira edição deste evento conta com a versão Pedalada que, indo além da caminhada, resgata toda a trajetória dos imigrantes germânicos na marcha rumo ao desconhecido.

Evento oficial:

Fundação de Cultura e Turismo e Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis

Condução/contato: Amauri Antonio Telles de Menezes 24.9252.0321 ou Elisabeth Graebner pelo e-mail: kaiserkult@gmail.com

Mais detalhes e programação completa estão disponíveis no site

Fonte: Elisabeth Graebner

Nenhum comentário: