segunda-feira, 1 de junho de 2009

São João de Caruaru começa com comidas e bebidas gigantes


Pé-de-moleque gigante leva 600 quilos de macaxeira e 300 quilos de açúcar (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)


O São João de Caruaru (PE) começou neste domingo (31) e terá as comidas e bebidas gigantes como as principais atrações da festa junina. São centenas de quilos de açúcar, milho, farinha, leite, macaxeira, litros de cachaça e outro ingredientes típicos. As atrações vão até 10 de julho, quando a cidade comemora o centenário de Vitalino Pereira dos Santos, o mestre Vitalino, famoso por fazer bonecos de argila com personagens nordestinos.

Os forrozeiros vão poder saborear o maior chocolate quente em 6 de junho. Segundo a organização, a maior pipoca do Forró seria distribuída no dia 12. No dia seguinte será a vez da maior pamonha, seguido do maior cuscuz.

O maior bolo de milho será confecionado no dia 18 de junho e antecede o maior pé-de-moleque. Quem ainda deixar um espaço no estômago vai poder saborear também a maior canjica no dia 20. O tradicional cozido gigante será feito no dia 21 de junho.

O quentão gigante será servido no dia 23. Nos dias 27 e 28 de junho, os moradores de Caruaru vão fazer o maior bolo de macaxeira e o maior xerém, respectivamente.

Entre a programação da prefeitura e da Fundação de Cultura estão artistas como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Aldemário Coelho, Falamansa, Mastruz com Leite, Ton Oliveira, Frank Aguiar e Amazan.

Guloseima de castanhas
O pé-de-moleque gigante será feito pelo 12º ano seguido em Caruaru no bairro das Rendeiras. O bolo chega a pesar mais de meia tonelada e tem o formato de um pé gigante.

A receita leva 600 quilos de macaxeira, 180 quilos de margarina, 300 quilos de açúcar, 45 quilos de castanha, 50 quilos de coco ralado, um quilo de fermento, 50 quilos de doce de goiaba, 1,8 mil ovos, 20 quilos de cravo, 20 quilos de canela e 20 quilos de erva-doce.

Cuscuz gigante
O cuscuz gigante será feito pelo 17º anos seguido no bairro Alto do Moura. A iguaria começa a ser preparada no dia anterior e deve servir mais de 10 mil pessoas. A receita leva 600 quilos de flocos de milho, 10 quilos de sal, 600 litros de água e outros 300 quilos de charque.


Bebida doce
O chocolate gigante será feito no bairro São João da Escócia e deve chegar perto e um milhão de litros neste ano. A receita leva cerca de 400 litros de leite, 250 latas de um quilo de leite condensado, 250 latas de creme de leite, mais de 100 quilos de chocolate em pó, 50 quilos de açúcar, 30 quilos de amido de milho e 6 quilos de canela em pó.


Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: