Encontro de Sociedades Italianas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina
O aniversário da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi, fundada em 1879 como Societá Italiana di Mutuo Soccorso Unione e Beneficenza, uma das mais antigas do Brasil, está mobilizando o município de Uruguaiana, na região sudoeste do Rio Grande do Sul. A programação alusiva à data deverá ocorrer ao longo de todo o segundo semestre do ano.
A primeira iniciativa aconteceu no dia 1º de junho, data oficial dos 130 anos da Sociedade, com um jantar que contou com a presença de mais de oitenta convidados. No evento, que reuniu a diretoria e associados, além de membros da comunidade italiana local, foi realizado o lançamento do site http://www.sociedadeitalo-brasileira.com.br/teste/principal.htmle do novo brasão da entidade. Também, foi lida uma comunicação, aos presentes, enviada pelo deputado Fabio Porta, que representa na Câmara dos Deputados da Itália os italianos que residem na América do Sul.
Um dos pontos altos das comemorações será o lançamento da pedra fundamental da Praça Itália, no próximo dia 4 de julho, no Encontro de Sociedades Italianas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, evento que será realizado no Salão dos Espelhos do Clube Comercial da cidade – prédio que serviu como a primeira sede da entidade. Na ocasião, também será lançado o edital do concurso para a escolha do projeto do monumento que ocupará lugar central na praça. A seleção será voltada a arquitetos do Brasil e do exterior. A projeção é de um investimento no valor de R$ 15 mil para a realização da obra de arte. A iniciativa conta com o apoio do prefeito Sanchotene Felice e da Câmara Municipal de Uruguaiana.
Na mesma data, será realizado o seminário “Integração de Entidades Italianas do Cone Sul”, e a entrega de títulos honorários a personalidades da comunidade italiana.
Fazem parte da diretoria da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi Thietelina Lunardini, presidente; Pedro Paulo Vasconcellos Chiarelli, 1º vice-presidente; Decio Eurico Bortolazzo, 2º vice-presidente; Daniel Fanti, secretário; Gilberto Emilio Melati, tesoureiro; Luis Fernando Franco Malfussi, conselheiro fiscal; e Mauro Vieira Maciel, assessor jurídico.
Leia, a seguir, a história da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi.
Em fins do século XIX, chegaram ao Brasil milhares de famílias italianas, muitas destinadas às colônias do Rio Grande do Sul. Registradas no Serviço de Imigração, aos poucos povoaram as colônias e muitas delas espalharam-se por várias partes do Estado. Sabe-se que antes de 1877, em Uruguaiana já se encontravam famílias italianas como Mascia, Scolas, Vetoriani, Ferrari, Felliciati, Fittipaldi, Motta, Cernicochiaro, Passarelo, Filatondi e outras tantas.
Na antiga Rua do Uruguai, atual Rua Domingos de Almeida, em uma pensão de Dona Ana Monte Beltran, de nacionalidade francesa e esposa do italiano Giuseppe Beltran, muitos italianos se reuniam e realizavam bailes. Um grupo deles adquiriu um terreno baldio ao lado da referida pensão, com a finalidade de construir uma sede social. Então, em 1 de junho de 1879 fundou-se a Societá Italiana de Mutuo Soccorso e Beneficenza, construindo-se um magnífico prédio. Nesta sede, muitas festas foram realizadas e comemoravam-se as datas cívicas da Itália. A própria entidade que os uniu, também os amparou nos momentos de dificuldade.
Em virtude da 2a. Guerra Mundial, momento em que as atividades sociais dos italianos no Brasil sofreram restrições do governo brasileiro, a Società viu-se obrigada a trocar sua denominação para Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi.Atualmente, a sociedade oferece cursos extemporâneos de italiano e lança o projeto Praça Itália como uma forma de reativar o seu quadro social.
O município de Uruguaiana, com seus 136 mil habitantes, deve ao trabalho das famílias de imigrantes e seus descendentes o fortalecimento do comércio e o fato de ser o município maior produtor de arroz do Brasil (58 mil hectares cultivados). Muitas famílias de sobrenome italiano implantaram e alavancaram a produção de arroz de Uruguaiana. Hoje, Uruguaiana também é considerada o maior porto seco rodoviário aduaneiro de importação e exportação de mercadorias da América do Sul.
Programação do Encontro de Sociedades Italianas do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina
Data: 04 de Julho de 2009
Local: Salão dos Espelhos do Clube Comercial
Cidade: Uruguaiana/RS – Brasil
8h30min – Abertura do evento com a Execução dos Hinos Nacionais da Itália e do Brasil pela Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro. Na sequência haverá espaço para comunicações dos diretores de sociedades presentes ao evento para compartilhar experiências e propostas.
10h – coffe break
10h30min – Palestra com o Deputado Fabio Porta, ilustre representante da Circunscrição América Meridional em Roma, no Parlamento Italiano.
Tema: “Aproximar a República da Itália das Sociedades Italianas da América Meridional – Mecanismos de apoio às entidades, questões atuais de reconhecimento da cidadania e perspectivas de apoio a projetos desenvolvidos pelas entidades”.
11h30min – Assinatura do Edital do Concurso para a escolha do projeto para o monumento arquitetônico a ser instalado na futura Praça Itália, em Uruguaiana. Evento contará com a presença do prefeito de Uruguaiana, Dr. José Francisco Sanchotene Felice.
12h – Descerramento da pedra fundamental, no local onde será edificado o monumento alusivo aos 130 anos de fundação da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi e a Praça Itália.
12h30min – Almoço Italiano (por adesão) na sede da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi, no centro de Uruguaiana.
14h – Retomada do encontro para apresentação de propostas finais, no Salão dos Espelhos do Clube Comercial de Uruguaiana.
16h - Encerramento do Encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário