sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cultura e gastronomia pernambucana apresentada para o mundo


Imagem: André Albuquerque/ DP/D.A Press


Recife e Olinda na telinha de todo o mundo

É pra inglês ver. E pra americano, finlandês, paquistanês e romeno também. O caldeirão cultural do Recife e circunvizinhanças ganha em breve as telas do mundo inteiro. Pelas mãos do Discovery Channel, um dos mais conhecidos canais de variedades da TV por assinatura, a capital pernambucana e sua cidade-irmã, Olinda viraram assunto de um dos episódios de À Brasileira, novo programa da emissora que pretende mostrar ao mundo o que é que o Brasil tem pra oferecer ao visitante interessado em programações culturais e gastronômicas.

Além do Recife, também entraram no roteiro de à Brasileira Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém. O programa, ainda em fase de produção, ainda não tem data para estrear, mas já tem bem definido o público a que se destina: turistas da classe A com dinheiro no bolso para aproveitar os melhores restaurantes e dispostos a conhecer as várias nuances da cultura local.

No Recife desde o sábado, a equipe de produção do Discovery já gravou na Oficina de Brennand, no Instituto Ricardo Brennand, nos restaurantes It, em Boa Viagem, e na Oficina do Sabor, em Olinda. Eles também levam na bagagem várias horas de imagens do Sítio Histórico da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Ontem, último dia de gravação, a manhã foi dedicada à culinária típica. Chefs famosos da cidade foram convocados para ensinar os telespectadores a fazer duas das principais delícias da cozinha pernambucana: a tapioca e o bolo de rolo. À tarde, a produção foi até o Recife Antigo, onde gravou com orquestras de frevo, passistas e bonecos gigantes no Marco Zero. A segunda parada foi na rua do Bom Jesus, onde fica a sinagoga Kahal Zur Israel, a mais antiga da América do Sul e a muralha do museu a céu aberto, que ajudaram a recontar a história do Recife desde a época da colonização. A terceira parada foi a Praça do Arsenal, que serviu de mote para o programa falar da influência de Burle Marx nas áreas públicas da cidade, e a Torre Malakoff.

No script do À Brasileira gravado em terras pernambucanas, contam os memoriais de duas das personalidades que mais influenciaram a música pernambucana: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e Chico Science, mundialmente aclamado como o criador do mangue beat. Uma breve passada pelo Centro de Design do Recife finalizou os trabalhos do grupo na cidade.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: