domingo, 5 de julho de 2009

Polícia italiana reprime manifestantes


Confrontos violentos entre a polícia e manifestantes anti-globalização marcaram este sábado, a cidade italiana de Vicenza.

Só o cenário mudou. Tudo se repete, sempre que se aproxima qualquer cimeira das oito nações mais industrializadas do mundo. Aos protestos do costume, os manifestantes juntaram mais um, contra a base americana de Dal Molin, povoação italiana que já rejeitou, em referendo, a presença militar americana. Os manifestantes acham que a polícia aproveitou a jornada para fazer uma desmonstração de força que desencorage, novas concentrações, como disse um dos organizadores:

“A polícia quis fazer uma demonstração de força. O comando da polícia garantiu que a a sua força só estava interessada em defender uma determinada zona e que nós teriamos liberdade para nos expressarmos. Mas não foi isso que aconteceu hoje”.

Outro manifestante recorda a tradição pacífica de Vicenza:
“Aqui, em Vicenza sempre houve manifestações, ao longo de anos e anos e sempre pacíficas. Nunca aconteceu nada”

Os manifestantes apelaram a Barack Obama, pedindo-lhe paz e menos militariazação.

Para os próximos dias, estão convocadas manifestações para várias cidades de Itália, pelo que se teme uma generalização de confrontos como este que provocou um número indeterminado de feridos. Do outro lado dos protestos estão, naturalmente, os 1200 italianos que trabalham na base americana.
Euronews.pt

Nenhum comentário: