A Tirelli, a mais importante alfaiataria teatral da Europa e talvez do mundo, colecionadora de vários Oscar e outros prêmios importantes da Sétima Arte, celebra seus 50 anos de vida com duas exposições.
Uma delas será em Gorizia (Friuli-Venezia Giulia) e a outra em Modena (Emilia Romagna), esta última coordenada pela viúva do desaparecido tenor italiano Luciano Pavarotti, Nicoletta Mantovani.Dirigida por Dino Trapetti, que a herdou em 1990 após a morte de seu fundador,, Umberto Tirelli, a alfaiataria tem sua sede central em um prédio da família de Flora Mastroianni, primeira esposa de Marcello, em Roma; mas o seu depósito, inaugurado em 2007, está na periferia da capital, em Formello. É aqui que se guardam os 160 mil trajes e acessórios da coleção, em uma área que supera os 5 mil metros quadrados.O nome de Tirelli está associado principalmente ao de Lucchino Visconti que recorria ao seu talento extraordinário para seus trabalhos no cinema ("Senso" o "Livia, um amor desesperado", "O gatopardo", "O inocente", etc.), como ao teatro e à ópera (célebres os trajes para Maria Callas em "La Traviata").
Mas por trás dele, todos os grandes nomes do cinema e do teatro europeus e até norte-americanos ("A Idade da Inocência", de Martin Scorsese, venceu um dos vários prêmios Oscar pelo vestuário), foram clientes de Tirelli e de seu sucessor.
Ansa
2 comentários:
Parabems a todos pela comemoração
tirello sera que da mesma familia doque tirelli porque meu bisavo veios imigrado da italia numa inbarcação num navio segundos dizem que ele mudou para tirello para enganar a imigração sera e verdade
Postar um comentário