sábado, 29 de agosto de 2009

Festival Cururu Siriri em Mato Grosso


A cidade de Cuiabá realiza o 8º Festival Cururu Siriri no período de 28 até 30 de agosto. O evento surgiu em 2001, mas a dança existe há mais de 200 anos. A festa será realizada na Praça do Porto, a partir das 19h, com a apresentação da dança do grupo "Chorado". A organização espera um público de cerca de 40 mil pessoas durante os três dias.

O espaço reservado para a festa tem cerca de 6,4 mil m². Além das apresentações dos grupos folclóricos, os moradores e turistas podem aproveitar a gastronomia e o artesanto local.

O Cururu é uma dança folclórica típica da região Centro-Oeste do país, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo a organização, é tradicionalmente praticada por homens, que usam chapéu de palha. O Siriri é uma dança tipicamente protagonizada por mulheres, que usam saias rodadas, e também por crianças.

As duas danças surgiram da influência dos portugueses, bandeirantes paulistas e dos escravos africanos. O objetivo deles era dominar a fronteira Oeste do Brasil, principalmente por causa do ouro. A dança costuma sempre ser acompanhada por tocadores de viola.


Com informações do G1

Nenhum comentário: