terça-feira, 11 de agosto de 2009

O "Medico di famiglia" na Italia

Todo cidadão que vive regularmente na Italia tem direito de ser assistido por um médico de "famiglia". O médico di famiglia è tambem conhecido como "medico di base" ou de "medicina generale".Trata-se de um clínico geral que é a nossa referência de imediata, ele é o "cara" que conhece (ou deveria conhecer) a nossa saúde, que nos ajuda, nos orienta e nos encaminha para o médico especialista do Serviço Sanitário Nacional Italiano.Todo cidadão italiano tem direito a escolha do seu médico di famiglia e os serviços são gratuitos isto é, você nao paga nada pela consulta.Para escolher o seu medico di famiglia, você poderá consultar o elenco de todos os médicos conveniados com o Servizio Sanitario Nazionale.Antes de fazer a sua escolha, recomendo as seguintes dicas:


01) Faça uma visita ao ambulatório do médico para conhece-lo melhor.


02) Procure saber da sua disponibilidade, um medico di famiglia pode atender até 1.500 pacientes. Se você escolher um médico com muitos clientes, provavelmente terá dificuldades em agendar suas consultas.


03) Procure saber os horários de abertura e fechamento e os dias de atendimento do ambulatório. Um médico que atenda durante poucos dias na semana, nao é aconselhavel.




Geralmente eles atendem 05 dias durante a semana, alternando o período da manhã e da tarde.

A escolha final, deve ser comunicada Azienda sanitaria locale (A.S.L.) da Comune de residência. Caso você nao se idenfique com o médico que escolheu, poderá solicitar a troca no mesmo lugar onde você comunicou a sua escolha.Em casos especiais e de grande necessidade, o medico di famiglia poderá fazer atendimento à domicilio.

O pediatra é o medico di famiglia das crianças até 06 anos de idade e poderá continuar sendo até a adolescência (14 anos). Depois, você deverá escolher um medico di base que não seja pediatra.




Nenhum comentário: