sábado, 29 de agosto de 2009

Sineiros italianos se reúnem para defender profissão

Cerca de 150 sineiros provenientes de toda a Itália participarão hoje em Arrone (província de Terni, na Umbria) de um encontro nacional. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Sineiros de Arrone, constituído por 11 especialistas locais no uso do battocchio, o bordão usado para tocar os sinos. O objetivo do evento é valorizar e transmitir para as gerações futuras uma forma de comunicação com o uso do som dos sinos que, ao longo dos séculos, anunciaram cerimônias religiosas, guerras e alarmes, rompendo o ritmo do dia a dia. Os campanários de países, dos vales e das cidades - explicam os organizadores, representaram no passado - mas também nos dias atuais, "a voz do povo, o chamado de Deus, o ponto de referência para aglomerações urbanas".

Em Arrone, uma aldeia sugestiva da Valnerina ternana, se reunirão, entre outros, os sineiros de Nola, Avezzano, Isernia, San Sepolcro, Genova, Bergamo, Reggio Calabria; com a participação também do vice-presidente da Associação Italiana de Campanologia, Valerio Rasi.Na manhã do dia 29 de agosto, do campanário da igreja de San Giovanni os sineiros de Arrone, Ferentillo e Gubbio, saudarão os participantes. Na sequência, o professor de etnomusicologia da Universidade de Perugia, Giancarlo Palombini, dará uma conferência sobre o tema "Códigos e mensagens tradicionais".

À tarde, os vários grupos se exibirão em um caminhão especial, armado com vários sinos, que foi disponibilizado pelos sineiros de Grottanzolina (na região das Marche, centro da Itália).

Com informações da Ansa

Nenhum comentário: