sábado, 19 de setembro de 2009

Colóquio Internacional Interdisciplinar – A atualidade da obra de Auguste Glaziou



Colóquio Internacional Interdisciplinar
A atualidade da obra de Auguste Glaziou
Rio de Janeiro, 23 a 25 de setembro de 2009

No ensejo das comemorações do Ano da França no Brasil, o Grupo de Pesquisa História do paisagismo da Escola de Belas Artes em conjunto com a Université de Rennes 2, Rennes – França, coordena o Colóquio Internacional Interdisciplinar – A Atualidade da Obra de Auguste Glaziou que se realizará no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 25 de setembro de 2009. O encontro acadêmico tem o suporte da Embaixada da França no Rio de Janeiro, da Escola de Belas Artes/UFRJ e da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Conta com o apoio do Grupo de Pesquisa SEL-RJ/PROARQ-FAU-/UFRJ, Jardim Botânico, RJ e do Portal Vitruvius.

O eixo temático do encontro reabre um assunto relevante à formação paisagística dos espaços livres públicos e privados no Brasil, sobretudo ao se considerar as mudanças ocorridas entre o último quartel do século XIX e as primeiras décadas do século XX. O espaço urbano no Brasil foi flagrantemente influenciado pela estética francesa de desenhar a paisagem. Surge, então, a necessidade de re-dimencionar esses fatos urbanos materializados no traçado da paisagem daquela época e, novamente, colocar em pauta a discussão do legado deixado por aquele período.
Discutindo as origens do processo de transformação urbana e os sujeitos nele envolvidos, destaca-se o nome do botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou (1833-1906). O francês, desconhecido nas terras tropicais daquele período, hoje se confunde com a história urbana e paisagística do país. Os projetos, a ideologia e as descobertas botânicas deixadas – parques, jardins, praças, espécies nativas com potencial paisagístico – parecem impor esse juízo aos nossos sentidos quando se percorre jardins de sua autoria. O ônus da prova é contumaz e se expressa atemporalmente na paisagem. Portanto, o tecido urbano das cidades que abriga seus projetos cresceu e ganhou novos limites, mas não abandonou o legado deixado pelo botânico-paisagista.

A proposta desse foro de discussões entre profissionais de centros de pesquisas e universidades francesas e brasileiras é aprofundar o debate sobre a obra de Glaziou e a formação da paisagem urbana no Brasil, subordinada as influências urbanísticas ocorridas no espaço urbano francês, em meados do século XIX. Nesse sentido se pressupõe que seja firmado entre os pesquisadores de ambos os países envolvidos no colóquio uma rede de discussão internacional sobre essas bases de pesquisa. O jogo de relações discursivas estabelecido pelo diálogo internacional do colóquio além privilegiar o debate interdisciplinar, tem a intenção em demarcar novos posicionamentos interpretativos, que venham dar continuidade a pesquisa e estimular descobertas relacionadas as questões que estão ligadas as formações de ideologias e os fenômenos urbanos que ganharam forma, conteúdo e caráter na nossa paisagem, a partir daquele momento e da instauração de uma tradição paisagística para a urbe brasileira.

Programa
23 de Setembro – quarta-feira

09h00 / Mesa de Abertura
Dr. Antoine Pouillieute – Embaixador da França no BrasilRepresentante do Centro de Artes VisuaisProfª Drª. Angela Ancora da Luz – Diretora da Escola de Belas Artes/UFRJProf. Dr. Jean-Yves Merian – Responsável Científico do EventoProf. Dr. Carlos Terra – Representante do Comitê de Organização
09h30 / Conferência InauguralEscola Francesa de Paisagismo no Século XIX / Prof. Dr. Jean-Pierre le Dantec (Diretor do Laboratório de Arquitetura, Meio e Paisagens / Escola Superior de Arquitetura de la Villette, Paris).
Auguste Glaziou e os mestres franceses do século XIX
10h10 / Mediadora: Profª Drª. Fania Fridman (IPPUR/UFRJ)
10h20 / Auguste Glaziou e seus mestres franceses em Bordeaux e em Paris / Prof. Dr. Jean-Pierre Bériac (Ecole Nationale Supérieure du Paysage de Bordeaux
11h00 / Auguste Glaziou continuador da obra de Auguste de Saint-Hilaire / Dr. Sérgio Romaniuc (Jardim Botânico de São Paulo)
11h40 / Debate
12h00 / Almoço
Das Origens dos Espaços Públicos no Brasil
14h00 / Mediadora: Profª Drª. Virginia Vasconcellos (EBA/UFRJ)
14h10 / A Floresta na Cidade: a dinâmica entre a Floresta da Tijuca e os espaços construídos / Profª Drª. Isabelle Guillaouic (E.N.S.A. La Villette)
14h55 / Ascendência e predomínio do conteúdo ideológico e formal da obra Glaziou no Brasil / novecentista / Prof. Rubens de Andrade (GPHP-EBA/UFRJ)
Intervalo
16h00 / Mediadora: Profª Flavia Braga (GPHP-EBA/UFRJ e FAU/UFRJ)
16h10 / A Paisagem do Brasil na Visão dos Viajantes / Profª Drª. Ana Rosa Oliveira (Jardim Botânico do Rio de Janeiro)
16h50 / A Vinda de um Bretão para o Brasil / Eng. Miguel Gastão
17h30 / Debate
18h00 / Lançamento de Livros


24 de Setembro – Quinta-feira
Influências, permanência e limites da obra Glaziou na paisagem do Brasil entre os séculos XIX e XX
9h00 / Mediador: Carlos Fernando Delphim (IPHAN-RJ)
9h10 / As manifestações paisagísticas que influenciaram a obra de Auguste Glaziou / Prof. Carlos Terra (EBA/UFRJ)
9h55 / A inserção dos parques públicos no tecido urbano das cidades-capitais no Brasil do / Século XIX / Paisagista Luiz Fernando Folly (Prefeitura de Nova Friburgo)
10h40 / A arte industrial no século XIX nos jardins de Glaziou / Eulália Junqueira (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)
11h30 / Debate
12h00 / Almoço
Os desdobramentos da obra Auguste Glaziou no paisagismo brasileiro contemporâneo
14h00 / Mediador: Prof. Lia Gianelli (EBA/UFRJ)
14h10 / Filiação entre as obras de Auguste Glaziou e o paisagismo brasileiro até Burle Marx / Prof. Dr. Jacques Lenhardt (E.H.E.S.S. – Paris)
14h55 / O legado de Glaziou para a paisagem brasileira contemporânea / Profª Drª. Vera Tângari (FAU/PROARQ/UFRJ)
Intervalo
16h00 / Mediadora: Prof. Marcia Batista (ABAP)
16h10 / A evolução na Europa dos ofícios de paisagismo: arquitetura dos jardins e da paisagem / Prof. Dr. Pierre Donadieu (Ecole Nationale du Paysage de Versailles)
16h40 / Permanência nas realizações de Glaziou no Rio de Janeiro de hoje / Profª Jeanne Trindade (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Universidade Estácio de Sá)
17h20 / Debate
18h00 / Atividade Cultural


25 de Setembro – Sexta-feira
Meio ambiente e botânica
9h00 / Mediadora: Arq. Mônica Bahia (Prefeitura do Rio de Janeiro/PROARQ/UFRJ)
9h10 / Desenhos – Os manuscritos e as plantas de Auguste Glaziou no Museu Nacional de História Natural de Paris – estado dos lugares e perspectivas / Dr. Denis Lamy e Marc Pignal (Museum National d'Histoire Naturelle)
9h55 / O repertório botânico na elaboração dos projetos paisagísticos a partir de Glaziou / Arq. Dr. Adilson Roque dos Santos (Fundação Parques e Jardins)
10h40 / Paisagens e jardins públicos no desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro / Arq. Roberto Anderson Magalhães (FAU/PROURB/UFRJ)
11h30 / Debate
12h00 / Almoço
Literatura e Arte
14h00 / Mediador : Profª Drª. Cybele Vidal Neto Fernandes (EBA/UFRJ)
14h10 / As dimensões e o conteúdo ideológico da arte no Brasil do Século XIX / Profª Drª. Sonia Gomes Pereira (EBA/UFRJ)
14h40Representações da natureza no século XIX na literatura e nas artes / Prof. Dr. Euler Sandeville Jr (FAU/USP)
15h20 / Natureza e paisagem no Brasil no século XIX, o olhar de Francis de Castelnau / Profª Drª. Maria Elizabeth Chaves de Mello (UFF)
Intervalo Café
16h00 / Mediador: Prof. Dr. Jean-Yves Mérian (Université de Rennes 2)
16h20 / Olhares franceses sobre o Rio de Janeiro ao fim do Império / Profª Drª. Jacqueline Penjon (Université Paris III – Sorbonne-nouvelle)
16h50 / A reforma do Passeio Público nas crônicas de Joaquim Manuel Macedo Profª Drª. Maria José Cardoso Lemos (UERJ)
17h20 / Deambulações de um Sherlock cômico nas ruas do Rio de Janeiro: Arthur Azevedo / Profª Drª. Cristina Batalha (UERJ)
17h20/ Debate
18h00 / Encerramento
19h30 / Jantar (adesão)

Coordenação
Prof. Dr. Carlos G. Terra – Escola de Belas Artes/UFRJProf. Dr. Jean-Yves Merian – Université Rennes 2, Rennes – França

Créditos
Comité de Organização Científica Prof. Rubens de Andrade – GPHP-EBA/UFRJ – UnesaProfª. Jeanne Trindade – GPHP-EBA/UFRJ – UnesaProf. Dr. Jacques Leenhardt – E.H.E.S.S., Paris, FrançaProf. Dr. Jacqueline Penjon – Université de Paris III – Paris, FrançaProf. Dr. Claudia Poncioni – Université de Paris Ouest-Nanterre la Défense

Comité de Organização do Colóquio
Prof. Dr. Carlos G. Terra – EBA/UFRJProfª. Denise Pinheiro da Costa Monteiro – GPHP-EBAProfª Flávia Teixeira Braga – GPHP-EBA, FAU/UFRJ-EBA/UFRJProfª. Jeanne Trindade – GPHP-EBA/UFRJ – UnesaProfª. Lia Gianelli – GPHP-EBA/UFRJ, FAU/UFRJProf. Rubens de Andrade – GPHP-EBA/UFRJ –Unesa

Realização
Grupo de Pesquisa História do Paisagismo – EBA/UFRJUniversité Rennes 2, Rennes – França

Coordenação Geral
Grupo de Pesquisa História do Paisagismo – EBA/UFRJ

Nenhum comentário: