As Cataratas do Iguaçú na fronteira entre Brasil e Argentina, as ilhas Galápagos no Equador, a selva amazônica no Brasil e o Salto do Anjo na Venezuela, estão entre os 14 lugares mais votados para entrar na seleção final das novas Sete Maravilhas Naturais no mundo. Entre os 28 finalistas, também está o Bosque do Yungue, em Porto Rico.
As novas Sete Maravilhas serão votadas em 2011 on-line (http://www.new7wonder.com/) em todo o mundo por um número de pessoas que se estima possa chegar a um bilhão, anunciaram os organizadores do concurso. Outros lugares que participam da seleção final são o Mar Morto (Israel, Jordânia e Autoridade Nacional Palestina), o vulcão Vesúvio (Itália), o Gran Canyon (EUA), as ilhas Maldivas (Oceano Índico), a baía de Há Long (Vietnã),Jeita Grotto (Líbano), a ilha de Komodo (Indonésia) e o rio Subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas).
O Mar Morto quase foi excluído da final por causa da divergência política entre Israel, Jordânia e a Autoridade Nacional Palestina, mas se chegou em um acordo no último momento. A Floresta Amazônica é a mais extensa mata tropical do mundo. Considera-se que sua extensão chegue a 6 milhões de quilômetros quadrados divididos entre oito países sul-americanos. Brasil e Peru possuem a maior parte, seguidos por Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, que fazem parte de uma região ultramar da França. A organização dividiu os 28 finalistas em dois grupos de 14 em função do número de votos. De acordo com a atualização mais recente, o primeiro grupo é liderado pela Floresta Amazônica, seguida pelo Salto do Anjo, as Ilhas Galápagos e as Cataratas de Iguaçu, enquanto que no segundo grupo Yunque. Os demais finalistas do segundo grupo, que obtiveram menos votos são: a Floresta Negra (Alemanha), os Penhascos de Moher (Irlanda), Bu Tinah Shoals (Emirados Árabes Unidos), o Monte Kilimanjaro (Tanzânia) e a Floresta Sundarbans (Índia). Outros locais eleitos são o Monte Cervino (na fronteira da Itália com a Suíça), Jeju Island (Coreia do Sul), o Lago Masurian (Polônia), Milford Sound (Nova Zelância), os Vulcões de Barro (Azerbaijão), a Montanha Mesa (África do Sul), o Uluru (Austrália) e o Yushan em Taiwan. Um grupo de especialistas presidido pelo ex-diretor geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), o espanhol Federico Mayor Zaragoza, elegeu o dia 21 de julho aos 28 finalistas deste concurso entre 77 candidatos pré-selecionados por milhões de internautas. A partir de agora, começa o processo de votação pública através da internet, que permanecerá aberto até a redação da lista definitiva, em 2011. A campanha começou em 2007, com 440 lugares em 220 países apresentados como candidatos.
Da Ansa
Foto www.iguaçu.gov.br
Um comentário:
Nao gosto muito destas votaçoes...
Pois acho que cada lugar é unico....
Mas....se o Brasil tem um destaque... é bom para o Turismo.....
Gi, Roma
Postar um comentário