Concurso sobre histórias de filó integra as comemorações dos 125 anos da colonização italiana em Travessão Alfredo Chaves, no interior de Flores da Cunha (RS)
A prática do filó – reunião de famílias imigrantes italianas, realizadas à noite, na casa de algum vizinho da colônia, lá nos idos de 1875 – será tema de concurso no interior do município de Flores da Cunha, na serra gaúcha. “Storie dei filo” será realizado no dia 21 de novembro, a partir das 20h, no salão comunitário de Travessão Alfredo Chaves e terá, também, apresentação da peça “Noantri sti anni”, organizada pelos jovens da localidade, além de atrações gastronômicas.
A iniciativa integra o projeto “Resgate Histórico das Comunidades”, em homenagem aos 125 anos da colonização italiana em Travessão Alfredo Chaves, na localidade de Nova Veneza, com o apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O concurso visa divulgar o cotidiano cultural dos primórdios da colonização e disseminar, entre a comunidade e os visitantes, de forma alegre e divertida, fatos marcantes da história que se relaciona com o processo de crescimento e transformação da localidade.
As inscrições são abertas a todos os interessados, exceto membros da comissão organizadora ou julgadora do evento. A participação será em duplas, compostas por um contador de histórias acompanhado de um gaiteiro, encarregado da alegoria musical. O instrumento deverá ser obrigatoriamente a gaita de fole. Um mesmo gaiteiro poderá fazer parte de mais de uma dupla. O tema da história e da música deverá, preferencialmente, relacionar-se com a comunidade do Travessão Alfredo Chaves. A premiação será exclusivamente através de troféus de 1º, 2º e 3º lugar para cada um dos participantes de cada uma das duplas inscritas e classificadas com as melhores apresentações.
Os critérios de participação e julgamento completos estão disponíveis em
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 18 de novembro pelo tel. 54.3297.5212, com Helena, ou 54.3297.5091, com Gilson. E-mail trav.alfredochaves@gmail.com
A comissão organizadora é composta pelos professores da Benedeto Ferrarini, Gilson Tiago Deboni, Helena Reginato e Jaime Viapiana, Gissely Lovatto Vailatti e Fátima Caldart Galiotto.














Nenhum comentário:
Postar um comentário