Deputados do PDL apresentaram projeto para estimular o "turismo de retorno" dos italianos residentes no exterior. Fotos: Divulgação
Milhares de imigrantes acalentaram o sonho de retornar à terra natal, mesmo brevemente, mas a imensa maioria não conseguiu realizar essa aspiração. Milhares de descendentes dos imigrantes herdaram esse desejo e, por circunstâncias diversas – entre as quais a financeira -, quase invariavelmente visitam a pátria dos ancestrais na imaginação. Na tentativa de satisfazer essa “ambição” dos oriundi, os deputados do PDL Giuseppe Angeli, eleito pela circunscrição da América do Sul/Argentina, e o Aldo Di Biagio, circunscrição Europa, apresentam um projeto de lei visando promover e valorizar o chamado turismo de retorno para os cidadãos italianos residentes no exterior inscritos no anagrafe – Aire.
Mesmo reconhecendo a existência de uma série de iniciativas levadas a efeito por regiões e cidades, os parlamentares consideram necessária a existência de uma ação unificada e concreta em termos de país, a partir da intervenção dos órgãos governamentais ligados ao Turismo.
A idéia é promover um trabalho coordenado, inclusive com a criação de um fundo que dê suporte financeiro – para transporte e hospedagem, por exemplo – para os italianos no exterior desejosos de redescobrir as suas raízes.
Na opinião dos parlamentares, tal medida seria um reconhecimento aos italianos no exterior que, além da questão afetiva, estimularia inclusive um intercâmbio cultural, favorecendo também o fortalecimento do setor turístico do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário