sábado, 28 de novembro de 2009

Inscrição de brasileiros em cursos de especialização e mestrado nas universidades italianas

Inscrição de brasileiros em cursos de especialização e mestrado nas universidades italianas



Poderão inscrever-se aos cursos os candidatos que tenham bons conhecimentos do idioma italiano e que possuam título de estudo equiparável ao título italiano exigido para a admissão no curso desejado (na maioria dos casos “Licenciatura” ou “Título profissional” – não bacharel).

Na primeira fase, o candidato deverá fazer contato com a instituição de ensino pretendida, antecipando cópias de seus títulos de estudo e curriculum.

Paralelamente será necessário solicitar ao Istituto Italiano di Cultura da sua cidade ou na falta dele ao Consulado Italiano, a “Declaração de Valor” dos títulos de estudo, uma vez que esta será imprescindível no momento de efetivar a inscrição na universidade italiana escolhida.

Após receber da Universidade pretendida sua pré-aceitação ou sua admissão para prestar os exames seletivos, o candidato, de posse desta, poderá solicitar “visto de estudo” no Consulado Geral na Itália. Algumas universidades exigem que a solicitação seja feita através do Consulado italiano territorialmente competente. Neste caso, dentro do prazo previsto para envio de inscrições para cidadão estrangeiros, o candidato deve procurar o atendimento do Istituto Italiano di Cultura ou Consulado Italiano com os seguintes documentos:

1) carta dirigida ao Istituto Italiano di Cultura, solicitando o envio de sua documentação para fins de inscrição ao curso pretendido;

2) curriculum;

3) todos os documentos necessários para emissão de “Declaração de Valor” dos seus estudos realizados no Brasil.

4) Módulo de inscrição disponível no site da universidade pretendida;

5) Comprovante de residência e de documento de identidade com foto.

A listagem dos cursos oferecidos está disponível nos seguites endereços:

MIUR Ministero Istruzione Università Ricerca
Consorzio Interuniversitario
Motor de pesquisa da Universidade de Bolonha
Motor de pesquisa de mestrados Tesionline
Motor de pesquisa Emagister
Motor de pesquisa do Centro Studi Orientamento

http://www.noticiasdabota.com.br/

Nenhum comentário: