segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Itália confirma caso de mutação do vírus da nova gripe


Noruega foi o primeiro país a notificar mutação do vírus A (H1N1).Autoridades de saúde afirmam que eficácia da vacina não é comprometida.
Da EFE

O Ministério da Saúde italiano comunicou nesta segunda-feira (30) o caso de um doente com a mesma mutação do vírus da gripe A (H1N1) que foi detectada na Noruega há poucos dias. Uma nota do ministério informou que até agora este tipo de mutação foi detectada somente em um paciente, que sofria de uma grave forma de pneumonia.

Após o anúncio da nova variante do vírus na Noruega, o Instituto Superior da Saúde italiano analisou cerca de 100 casos de pacientes diagnosticado com a gripe nos últimos meses e comprovou que só havia um doente com a mutação.
O ministério assegurou que "os dados italianos confirmam que a mutação do vírus não parece predominar nos casos graves ou letais, assim como tem caráter esporádico e não parece estar em fase de difusão". A nota explicou, além disso, que a mutação, "não influencia na eficácia da vacina ou dos medicamentos antivirais".

Até o momento, segundo o ministério, 93 pessoas morreram na Itália por consequências relacionadas à gripe e 494.915 cidadãos foram vacinados.
http://www.g1.globo.com/

Nenhum comentário: