sábado, 12 de dezembro de 2009

Acordo entre o INSS brasileiro e os Patronatos italianos


O INSS do Brasil e os Patronatos italianos operantes no país sul-americano, firmaram um acordo que visa o reconhecimento legal dos Patronatos pelo INSS, para agilizar os processos de pensão entre os dois países, garantindo uma assistência melhor durante todo o processo.


Em 18 de setembro passado, graças ao importante trabalho de coordenação da Comissão de Assistência do Comites de São Paulo, presididida pela conselheira Natalina Berto e após anos de negociações com os Patronatos, foi firmado um acordo de cooperação com o INSS local.

A reunião se realizou na sede do Comites de São Paulo. Estiveram presentes o Cônsul Geral da Itália, o ministro Marco Marsilli, o ministro interino da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas, além dos representantes legais do INSS e dos responsáveis pelos Patronatos Acli, Enas, Enasco, Inas e Ital-UIL. As honras da casa ficaram a cargo de Rita Blasioli Costa, presidente do Comites de São Paulo, juntamente com outros conselheiros do Comitê dos Italianos no Exterior.

A assinatura do acordo é uma das últimas etapas de um processo que já dura alguns anos e que se baseia sobre os direitos garantidos por acordos bilaterais entre Itália e Brasil.

A partir da publicação oficial no Diário Oficial da União, os Patronatos poderão intervir junto às sedes do INSS em todo o território nacional para acompanhar todo o procedimento dos pedidos de aposentadoria dos seus clientes, que serão agilizados graças também à modernização dos sistemas e serviços; além de desempenharem o papel de interlocutores de referência quanto às problemáticas que poderiam surgir nos procedimentos previdenciários entre o INSS brasileiro e o INPS italiano.
 
http://www.ansa.it/
http://www.ialianos.com.br/

Nenhum comentário: