quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Crianças relatam terremoto em livro


Com desenhos, poesias e músicas, as crianças de L'Aquila falam sobre o terremoto que sacudiu essa cidade em abril passado e sobre a fase de reconstrução, no livro intitulado "Vola, vola, vola!", promovido pela comissão do Unicef Abruzzo e realizado pela editora Marte.


A iniciativa editorial, concebida pela presidente do Unicef Abruzzo, Anna Maria Cappa Monti, junto com professores do ensino fundamental, quis dar voz ao desconforto, às esperanças e aos desejos das crianças que passaram por esta situação traumática.

L'Aquila foi o epicentro de um forte tremor (de 5,8º na escala de Richter) em 6 de abril passado, que deixou quase 300 mortos e mais de 50 mil desabrigados.

Desenhos e cartas foram reunidos por ocasião da reunião do G8 em L'Aquila, em julho passado.

As crianças instaladas nas "tendópoles aquilanas" e os alunos das cidades próximas elaboraram, junto com os professores, a vivência do drama, grudando nas bexigas e nas pipas seus comentários e pedidos.

"Trata-se de um relatório propriamente dito absolutamente sincero por ter sido escrito por crianças e que portanto não é instrumentalizável ou condicionável", comentou o chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso.

O livro, que se concretizou graças à contribuição da Guarda das Finanças (Política Tributária) e dos Bombeiros de Lodi, terá uma tiragem inicial de 5 mil exemplares. Parte do que for arrecadado com as vendas será devolvido em favor da construção do ginásio da nova escola de San Demetrio nè Vestini, na província de L'Aquila.
 
Ansa

Nenhum comentário: