sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

V Semana Veneza Cinema - Dieci Inverni


de Valerio Mieli com Isabella Ragonese, Michele Riondino, Sergei Zhigunov

Estamos no inverno de 1999. Um barco a vapor atravessa a laguna de Veneza. Camilla, de dezoito anos, esquiva, chegou a pouco na cidade para estudar literatura russa, e percebe entre a multidão um rapaz. Ele também carrega uma mala, ele também acabou de chegar. Os dois se entreolham: ela é tímida, ele mais descarado. Silvestro tem a mesma idade de Camilla, mas ao contrário dela, esconde a sua inexperiência atrás de um ingênuo atrevimento. E quando o barco a vapor atraca, decide seguir a moça pelas ruas nubladas de uma ilha da laguna.... Assim se inicia uma aventura de dez anos que levará os dois jovens da Veneza do cotidiano dos estudantes até ao distante frenesi de Moscou, com seus teatros e as enormes ruas trafegadas. Camilla e Silvestro viverão outras histórias de amor, se escreverão, serão co-inquilinos na mesma casa sobre a laguna, convidados para um casamento nos campos russos e depois transeuntes distraídos no apinhado mercado de Rialto. Serão de vez em vez, inimigos, amigos, conhecidos, enamorados, vizinhos ou distantes. “Dieci inverni” é uma história de amor, ou melhor, o prólogo de uma história de amor. Um prólogo de dez anos, contado em quadros: cada inverno é uma janela que se abre para investigar a vida das pessoas que nunca se perdem por completo e, no entanto, crescem marcadas pela difícil e esplêndido início da vida adulta.


Comentário do diretor: “Dieci inverni” é a história de dois jovens que não conseguem se amar imediatamente e aprendem a fazê-lo livrando-se das dificuldades de se tornarem adultos. Para contar esta história de amor, eu queria uma forma de romantismo que fosse verdadeira e, ao mesmo tempo, que fosse uma fábula. Por isto escolhi ambientar o filme em uma cidade poética como Veneza, mas mostrando a visão mais cotidiana dos mercados, dos jogos de azar e das barcas a vapor. Em todas as fases do trabalho, da escrita ao trabalho com os atores, até aquele da trilha sonora, a minha preocupação principal foi a de manter este equilíbrio entre realidade e leveza.

Biografia: Valerio Mieli nasceu em Roma, em 1978 de mãe francesa e pai italiano. Formou-se em Filosofia da Ciência apresentando uma tese sobre o matemático e filósofo inglês Michael Dummett, fez doutorado de pesquisa em Filosofia da linguagem e foi “ouvinte” na Universidade de Columbia. Em 2004 deixa a carreira universitária para se dedicar ao cinema e à fotografia. Freqüenta a “New York Film Academy”, estuda recitação e faz alguns trabalhos fotográficos; no entanto, trabalha como cenógrafo e assistente de direção. Em 2005 ingressa no Centro Experimental de Cinematografia, onde realiza diversos curtas premiados em vários festivais. Forma-se em Direção em dezembro de 2008. Escreveu o romance “Dieci inverni”, que será em breve publicado pela editora “Rizzoli”. O filme homônimo, do qual foi finalista no prêmio Solinas é seu primeiro longa metragem.

Valerio Mieli
“Dieci Inverni”

Direção
Isabella Aguilar
Davide Lantieri
Valerio Mieli
Com a supervisão de
Federica Pontremoli
Andrei Selivanov
Fotografia
Marco Onorato

Montagem
Luigi Mearelli

Cenografia
Mauro Vanzati
Figurino
Andrea Cavalletto

Trilha Sonora
Francesco De Luca
Alessandro Forti

Som
Guido Spizzico
Sergei Bubenko

Intérpretes
Isabella Ragonese
Michele Riondino
Glen Blachkhall
Sergei Zhigunov
Sergei Nikonenko
Liuba Zalzieva
Alice Torriani

Produção
Elisabetta Bruscolini (CSC Production)
Rai Cinema

Uliana Kovaleva (United Film Company)

Distribuição Internacional
Rai Trade

Itália/Rússia
2009 35mm, col., 99’

Informações
Data: sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Horários: às 21:00 horas
Local: Cine Odeon - Praça Floriano 7 - Centro

Organizado por: Ambasciata d’Italia e Istituto Italiano di Cultura
Em colaboração com: Secretaria de Cultura do Rio -- Tim – Odeon Petrobras

Entrada com cartão do IIC ou com convite

http://www.iicbelgrado.esteri.it/IIC_RioDeJaneiro/Menu/La_Biblioteca/Link/Italia_in_Nome_Paese/

Nenhum comentário: